O Frei Maurício Manosso Rocha, prior da província agostiniana do Brasil, celebrou a escolha do norte-americano Robert Prevost como o novo papa da Igreja Católica.
À CNN, ele disse que o religioso, apesar de nascido nos Estados Unidos, tem forte ligação com a América Latina.
Norte-americano, mas com o coração latino, que viveu muito tempo no Peru. Um homem que tem um conhecimento grande de mundo, que andou por todos os cantos visitando as comunidades agostinianos.
Frei Maurício Manosso Rocha à CNN
O Frei também destacou a experiência internacional do novo papa, ressaltando que ele visitou comunidades agostinianas ao redor do mundo.
Maurício ainda contou que conheceu pessoalmente Prevost durante visitas canônicas, quando ele ainda era superior da ordem.
Creio que estive com ele umas três ou quatro vezes. Eu lembro bem de uma conversa que eu tive com ele, quando era teólogo na Espanha.
Frei Maurício Manosso Rocha à CNN

Quem é Robert Prevost, o papa Leão XIV
Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e é cidadão peruano desde 2015. Ele é o primeiro pontífice dos Estados Unidos e escolheu o nome Leão XIV.
Em seu primeiro pronunciamento ao público na Praça de São Pedro, Leão XIV fez um tributo ao papa Francisco. Robert Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980.
Com isso, ele adquiriu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um forte representante das Américas como um todo.
Ele trabalhou por uma década em Trujillo, no Peru, e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo, outra cidade peruana, onde serviu de 2014 a 2023.
Espera-se que ele dê continuidade às reformas do Papa Francisco. Prevost faz parte da ordem religiosa agostiniana – da qual se tornou líder como superior global.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “O coração é latino”, diz líder agostiniano brasileiro sobre novo papa no site CNN Brasil.