A edição do Jornal Nacional da última quarta-feira (07/05) acabou gerando grande repercussão após William Bonner apareceu ao vivo, diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, ao lado da correspondente Ilze Scamparini. Ambos estão em Roma para a cobertura especial da escolha do novo papa, entretanto, uma “falta” de interação entre os dois acabou chamando atenção.
Durante a entrada ao vivo, Bonner tentou descontrair o momento com uma fala bem-humorada. Ao colocar a mão no ombro de Ilze, disse: “Mas eu não vou explorar você, exigir que você esteja comigo todas estas noites.” A repórter respondeu com um breve “boa noite” e evitou o gesto de proximidade do jornalista da Globo.




Motivo
Segundo a coluna Gente, da revista Veja, o clima entre os colegas de emissora estaria, nos bastidores, menos descontraído do que o que se viu na TV. A publicação relata que Ilze Scamparini teria se sentido incomodada por uma fala anterior de Bonner, exibida na edição de terça-feira (6) do JN, quando o jornalista brincou sobre o retorno da correspondente às ruas para cobrir o conclave.
“Ela prometeu”, disse ele, referindo-se à presença de Ilze na cobertura da sucessão papal. Internamente, a frase “descer do telhado”, usada em tom de piada, teria soado como uma crítica velada ou exposição desnecessária. “Ilze é muito na dela, mas como repórter adora estar nas ruas, entendeu como uma brincadeira desnecessária”, revelou uma fonte próxima à jornalista.
Gente, o que foi isso aqui? Ilze Scamparini faz cobertura do Vaticano há décadas, do terraço da casa dela. Do nada, a Globo mandou William Bonner para lá.
A cena parece aquelas de mulher que sofre abuso e tem que fingir que está tudo bem na frente das pessoas. Torta de climão! pic.twitter.com/jKd06DWnSP
— Flávia Maynarte ☭
(@Flaviamaynarte) May 8, 2025