Kleber Mendonça após ganhar prêmio em Cannes: “Estava bebendo champanhe”

O cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, 56, ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme “O Agente Secreto”, na 78ª edição do Festival de Cannes, na França, neste sábado (24). Ele falou três idiomas no discurso — inglês, francês e português — e começou fazendo uma brincadeira com o público.

“Eu estava bebendo champanhe”, disse Mendonça, arrancando risos da plateia, em vídeo da Folha de São Paulo.

Em francês, ele aproveitou para homenagear o Brasil. “Meu país é cheio de poesia e de beleza. Estou muito orgulhoso por poder apreciar essa noite. Estou muito contente e feliz por aceitar esse prêmio”, completou.

Natural de Pernambuco, Mendonça também enviou “um abraço” para o Brasil e, principalmente, para a Recife, capital do estado.

Kleber Mendonça Filho se junta a Glauber Rocha que foi premiado pelo “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, em 1969. Além de Melhor Diretor, o longa brasileiro recebeu outro reconhecimento, de Melhor Ator, pela atuação do ator Wagner Moura.

“O Agente Secreto” é um thriller sobre a ditadura que foi ovacionado em sua estreia, conquistando 13 minutos de aplausos em sua exibição em Cannes, além ter recebido aprovação máxima da crítica.

O escolhido para o Palma de Ouro, prêmio principal do festival, foi “It Was Just an Accident“, do iraniano Jafar Panahi.

Sobre o que fala “O Agente Secreto”?

A trama é ambientada na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil. A história acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e decide voltar ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), que retorna ao cinema brasileiro. Nomes como Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”) e Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) compõem o elenco.

Veja o momento da premiação de Kleber Mendonça Filho

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ministério da Cultura (@minc)

O Agente Secreto: o que se sabe do filme brasileiro exibido em Cannes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.