A vitória de Hugo Calderano na semifinal do Mundial de Tênis de Mesa garantiu uma final inédita para o Brasil, onde ele irá encarar Wang Chuqin, seu algoz das duplas mistas no Mundial de Doha.
Aos 25 anos, Wang é o atual número 2 do ranking mundial da ITTF. Pra chegar à final, o chinês superou o sueco Lin Shidong, líder do ranking mundial, por 4 sets a 3.
Nascido em 11 de maio de 2000, em Jilin, China, Wang Chuqin é um dos principais expoentes da nova geração do tênis de mesa chinês. Ele é campeão olímpico em duplas mistas e por equipes nos Jogos de Paris 2024, além de ter conquistado diversos títulos no circuito mundial, incluindo o WTT Finals em 2022, 2023 e 2024.
Recentemente, Wang e sua parceira Sun Yingsha conquistaram o tricampeonato consecutivo em duplas mistas no Mundial de Doha, derrotando a dupla japonesa Maharu Yoshimura e Satsuki Odo na final. Na campanha, eles também eliminaram Hugo Calderano e Bruna Takahashi.
Wang é conhecido por seu estilo ofensivo, utilizando empunhadura “shakehand” com a mão esquerda. Sua versatilidade permite que jogue tanto próximo quanto distante da mesa, com loops potentes em ambos os lados.
O confronto entre Wang Chuqin e Hugo Calderano será transmitido ao vivo pela Cazé TV e pelo SporTV, neste domingo (25), a partir das 9h30.