Galípolo elogia recuo da Fazenda sobre IOF e destaca agilidade de Haddad

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou nesta sexta-feira (23) a decisão do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, em recuar da proposta de aumento do IOF sobre operações de câmbio. Segundo ele, a medida foi revista com agilidade, “antes mesmo do mercado abrir”, após críticas da sociedade.

“Todo mundo precisa louvar e reconhecer que o ministro, em poucas horas, suprimiu a medida, antes mesmo do mercado abrir, após ouvir a sociedade. Cabe a todos nós reconhecer a agilidade com que a Fazenda atuou ontem no final do dia”, disse em participação virtual no XI Seminário Anual de Política Monetária.

Após pressão de agentes de mercado na noite de quinta-feira (22), a Fazenda voltou atrás sobre a tributação de fundos com aplicação no exterior e investimentos de pessoas físicas para fora do país, mantendo as alíquotas como são praticadas atualmente.

No entanto, todas as outras medidas estão mantidas. O governo espera arrecadar R$ 18 bilhões com o ajuste no IOF este ano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo elogia recuo da Fazenda sobre IOF e destaca agilidade de Haddad no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.