
Porta que se abriu dá acesso ao bagageiro da aeronave. Situação foi registrada nesta quarta-feira (21) e administradora do aeroporto disse que situação é normal. Aeronave precisa retornar ao Aeroporto de Sorocaba após decolar com bagageiro aberto
Uma aeronave precisou retornar ao Aeroporto de Sorocaba (SP) na tarde desta quarta-feira (21) depois que uma porta na fuselagem se abriu (veja acima).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
As imagens mostram a aeronave no ar, já com a porta que dá acesso ao bagageiro aberta. Com menos de um minuto no ar, o piloto avisa a torre que precisará retornar ao aeroporto. Em seguida, uma imagem mostra o avião já no solo.
De acordo com a VOA SP, que administra o Aeroporto de Sorocaba, a situação é normal durante os testes em uma aeronave que passou por manutenção.
No entanto, profissionais da área ouvidos pelo g1 afirmam que, apesar de não ser grave, não é algo que deveria ocorrer. Um engenheiro, que preferiu não se identificar, afirma que o destravamento da porta pode ter ocorrido no momento em que a aeronave deixa de tocar o solo.
Aeronave precisa retornar ao Aeroporto de Sorocaba após decolar com bagageiro aberto
Reprodução/Canal do Avião
“A abertura de portas, tanto de bagageiro como de passageiros, pode ocorrer por dois motivos: falha no sistema de travamento ou falha na inspeção pré voo”, explica um piloto executivo, que também preferiu não se identificar.
Segundo os especialistas, antes do voo, o piloto precisa fazer a inspeção de diversos itens, entre eles, checar o nível de óleo e de combustível, checar as portas de bagagens e fazer uma avaliação visual da aeronave.
“Essa inspeção tem um checklist a ser cumprido rigorosamente. Quando o piloto ignora as inspeções, pode ocorrer esquecimento de uma porta fechada, mas sem o devido travamento”, explica o piloto.
“Quando ocorre a abertura de uma porta ainda na decolagem, se houver pista suficiente para abortar, é a melhor escolha. Porém se a abertura da porta ocorrer após a decolagem, o piloto deve seguir os procedimentos que constam em manuais. Cada aeronave tem um procedimento específico, mas basicamente é manter a velocidade baixa e segura, e pousar”, completa.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM