Saima Afzal, uma mulher de Blackburn, na Inglaterra, teve sua vida salva de forma inesperada por seu gato, Kat. O felino, que Saima estava cuidando temporariamente após seu irmão ir para a faculdade, revelou um problema grave de saúde. Por causa de um comportamento insistente do gato, ela descobriu um câncer de mama que ainda era invisível aos seus olhos.
O comportamento curioso do gato
Kat frequentemente subia no peito de Saima e pressionava sempre a mesma área de seu seio, o que chamou a atenção da mulher. Com o tempo, Saima começou a sentir dores e decidiu investigar o motivo. Após realizar exames, foi diagnosticada com um pequeno tumor de câncer de mama.




“Acho que foi o destino. Imagine se eu não tivesse atendido o telefone para meu irmão naquele dia? Acho que ele era para estar na minha vida,” disse Saima, ao relembrar o fato que aconteceu em 2017. Ela acredita que o gato a salvou: “Ele basicamente localizou o caroço. Ele continuou amassando e empurrando na mesma área”.
Após o diagnóstico, Saima passou por uma cirurgia para remover o caroço e também todos os gânglios linfáticos sob seu braço direito. Além disso, ela enfrentou sessões de radioterapia para combater o câncer. Embora esteja em recuperação, o tratamento deixou danos permanentes em seus nervos do lado direito e afetou sua visão devido aos medicamentos que ainda precisa tomar.
Saima Afzal, agora, reflete com gratidão sobre o papel que Kat desempenhou em sua vida, ajudando-a a identificar o câncer antes que fosse tarde demais.