Durante manifestação, servidores da Educação de Rio Branco decidem entrar em greve


Servidores de 80 escolas participaram da assembleia deliberativa e votaram pela suspensão das atividades a partir da próxima quinta-feira (22). Prefeitura de Rio Branco reconheceu o direito legítimo de manifestação e disse que vai criar um grupo no Whatsapp com representantes das escolas e da equipe gestora. Servidores da Educação de Rio Branco deflagram greve e cerca de 80 escolas devem paralisar
Em um ato em frente à Prefeitura de Rio Branco, servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) decidiram entrar em greve na manhã desta sexta-feira (16). Servidores de 80 escolas participaram da assembleia deliberativa e votaram pela suspensão das atividades a partir da próxima quinta-feira (22).
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, explicou que a categoria decidiu deliberar a greve nesta sexta para cumprir o prazo de 72h de advertência, previstos em lei, à gestão municipal.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Por isso, as aulas seguem normal na segunda (19), terça (20) e quarta (21). Já na quinta, alunos das creches, dos Centros de Educação Infantil (CEI) e do 1º ao 5º devem ficar sem aula por tempo indeterminado.
“Foi deliberada a greve, a categoria vai estar a partir das 8h em frente à prefeitura na quinta-feira [22]”, resumiu.
LEIA MAIS
Servidores da Educação e Saúde de Rio Branco fazem protesto por reajuste salarial
Em nota, a Prefeitura de Rio Branco ‘reconheceu o direito legítimo de manifestação e reafirmou seu compromisso com o diálogo e a valorização dos profissionais da educação’, porém, não reconheceu relatos formais sobre a falta de materiais.
Ainda segundo a nota, será criado um grupo em um aplicativo de mensagem com representantes das escolas e da equipe gestora. (Confira a nota completa abaixo).
No último dia 6, os mesmos servidores da Seme fizeram um protesto também em frente à prefeitura, quando foi cobrado o pagamento de reajuste salarial. Na época, a categoria decidiu que iria se reunir novamente nesta sexta e decidir se paralisava ou não as atividades.
Servidores da Educação de Rio Branco caminharam pelas ruas de Rio Branco
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre
Ainda conforme o sindicato, as principais reivindicações são:
Reposição do índice de reajuste do piso do magistério e do índice inflacionário para professores e funcionários;
Auxílio alimentação e auxílio saúde;
Cumprimento da hora atividade dos professores;
Reajuste nas gratificações da equipe gestora.
“Os professores têm 25 horas em sala de aula, devem ter 8 horas e 33 minutos de hora atividade e têm somente cinco. Quero dizer que são pautas que não vão atrapalhar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Não são impeditivas de pagar esse reajuste, portanto, o prefeito não paga se não quiser. Há dois anos que a prefeitura não faz nenhuma reposição inflacionária e não cumpre com a lei do piso”, reclamou.
Durante a manifestação, os servidores interditaram a Rua Rui Barbosa e a Avenida Getúlio Vargas. Os servidores ainda fizeram uma caminhada pelas ruas do Centro de Rio Branco. (Confira o vídeo acima).
Professores e servidores anunciam greve na Educação que deve iniciar na próxima quinta (22)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre
O que diz a prefeitura
“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação vem a público se manifestar diante do ato realizado nesta data por professores da rede municipal, juntamente ao sindicato da categoria, em frente à sede da Prefeitura Municipal.
A gestão reconhece o direito legítimo de manifestação e reafirma seu compromisso com o diálogo e a valorização dos profissionais da educação. Diante das reivindicações apresentadas — relativas à entrega de material escolar, fardamento, material didático e à composição da merenda escolar — esclarecemos que todas essas demandas já estão sendo acompanhadas de forma contínua pela Diretoria de Gestão da Secretaria.
É importante ressaltar que, como forma de garantir maior proximidade, agilidade e transparência nas informações com os profissionais da rede, foi criado um grupo de WhatsApp institucional com representantes das escolas e da equipe gestora. Esse canal tem sido utilizado para repassar comunicados, esclarecer dúvidas e ouvir as necessidades dos servidores diretamente da base.
Reivindicações como fardamento escolar, material didático e itens de uso diário, como papel higiênico, já vêm sendo tratadas rotineiramente com representantes sindicais e diretores escolares. Esses temas constam em atas de todas as reuniões realizadas com a equipe da SEME, evidenciando o diálogo constante e o compromisso com a rede de ensino.
Ressaltamos ainda que, nas visitas técnicas realizadas pela Diretoria de Gestão às unidades escolares, não foram registrados relatos formais sobre a falta desses materiais.
A SEME segue aberta ao diálogo e reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e o bem-estar de toda a comunidade escolar.”
Colaborou Dayane Leite, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.