Depois de passar por sete escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, agora é a vez de São José receber a temporada 2025 da Fábrica de Leitores, uma experiência de educação interativa pautada no teatro imersivo e contação de histórias. Desde abril, a iniciativa promoveu apresentações para mais de 1 mil estudantes da Capital. Até o dia 20 de maio, alunos da Escola de Ensino Fundamental Potecas, no bairro Potecas, participarão da experiência.
A Fábrica de Leitores propõe o fortalecimento da alfabetização e do letramento por meio de estratégias lúdicas e interativas que ajudam a desenvolver as habilidades linguísticas dos estudantes. O programa -estimula a imaginação e a criatividade com atividades que envolvem leitura, contação de histórias e teatro de imersivo. O projeto foi desenvolvido pela Marte Cultural, produtora de Florianópolis reconhecida por promover acesso democrático à cultura. Já a experiência educativa é da Platô Cultural, instituição especializada em criar experiências de ensino por meio de novas tecnologias e narrativas imersivas.
Em 2024, a Fábrica de Leitores circulou por 101 escolas e impactou mais de 8,7 mil estudantes da 1ª a 5ª série da rede pública de ensino de 12 cidades do interior de Santa Catarina , deixando um legado valioso.
Em 2025, a Fábrica de Leitores expandiu e levou as experiências em educação para o Nordeste do Brasil, em cinco escolas da cidade de Maracanaú, no Ceará; e agora voltou a Santa Catarina para uma temporada na Grande Florianópolis.
Jornada educativa, teatro imersivo
A Fábrica de Leitores segue uma abordagem exclusiva desenvolvida pela Platô Cultural chamada de “Aventuras de Aprendizagem”. Trata-se de uma abordagem pedagógica que combina arte, educação, novas tecnologias e transformação social. “Transformamos o processo educacional em uma experiência imersiva, em que os alunos são protagonistas de suas próprias descobertas”, explicam a coordenadora pedagógica e a assistente artístico-pedagógica do projeto, Marcia Donadel e Mariana Rosa.
A Fábrica de Leitores é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Incentivos da Lunelli, Metalúrgica Spillere e Texneo. A realização é da Marte Cultural, com a idealização da experiência da Platô Cultural.
Informações sobre a agenda de apresentações da Fábrica de Leitores no site oficial do projeto.
Fábrica de Leitores 2025 | Edição Florianópolis e São José
Quando: 14 a 20 de maio de 2025
Onde: EEF Potecas, em São José
Quanto: gratuito
Mais informações: www.fabricadeleitores.art.br
O post Escola de São José recebe projeto Fábrica de Leitores apareceu primeiro em Informe Floripa.