McDonald’s diz que planeja contratar 375 mil pessoas nos EUA

O McDonald’s está buscando contratar até 375 mil pessoas antes da movimentada temporada de verão nos Estados Unidos, marcando sua maior iniciativa de emprego em cinco anos.

O aumento nas contratações está focado no aumento de pessoal em seus 13 mil restaurantes nos EUA, enquanto a empresa se prepara para abrir 900 novos estabelecimentos nos próximos dois anos.

O McDonald’s fez o anúncio na segunda-feira (12) em um restaurante em Ohio com a Secretária do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer.

O McDonald’s é um dos maiores empregadores dos EUA, com a empresa estimando que 1 em cada 8 americanos já trabalhou na rede. Aproximadamente 800.000 pessoas trabalham em seus restaurantes nos EUA, embora esta iniciativa de contratação não aumente esse número.

Assim como outros restaurantes de fast food, o McDonald’s enfrenta taxas de rotatividade de 100% e substitui regularmente funcionários que saem por novos.

O McDonald’s normalmente não anuncia programas de recrutamento de funcionários em larga escala, deixando a escolha da equipe a cargo dos franqueados.

Outras empresas contratam sazonalmente, como a Chipotle, que costuma contratar milhares de pessoas na primavera, antes da chamada “Temporada do Burrito”, e a UPS e a Amazon contratam empregos de meio período para as festas de fim de ano.

O presidente do McDonald’s EUA, Joe Erlinger, disse na segunda-feira que investir na força de trabalho da empresa é uma situação vantajosa para todos, acrescentando que isso torna a empresa “mais competitiva, ao mesmo tempo em que impacta positivamente as condições econômicas e sociais das comunidades onde atuamos”.

Contratar 375 mil pessoas é um número alto, considerando que a economia dos EUA criou apenas 177mil empregos em abril. A taxa de desemprego está em 4,2%, um nível historicamente baixo.

A iniciativa de emprego ocorre depois que o McDonald’s relatou recentemente seu segundo trimestre consecutivo de declínios, à medida que os clientes reduziam seus gastos.

As vendas nas mesmas lojas nos EUA caíram 3,6% — a pior queda da rede desde o auge da pandemia de Covid-19 em 2020, quando as pessoas foram instruídas a ficar em casa.

A maior redução nos gastos do McDonald’s veio dos consumidores de baixa renda, uma queda de quase dois dígitos em relação ao ano anterior.

Além disso, em uma reversão em relação a alguns meses atrás, até mesmo os gastos dos consumidores de renda média também “caíram quase na mesma proporção, uma indicação clara de que a pressão econômica sobre o tráfego aumentou”, disse o CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski, em uma teleconferência com analistas no início deste mês.

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*Ramishah Maruf, da CNN, contribuiu para esta reportagem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em McDonald’s diz que planeja contratar 375 mil pessoas nos EUA no site CNN Brasil.

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