Fraude no INSS: saiba como identificar descontos indevidos de associações

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas vítimas de uma fraude bilionária envolvendo descontos indevidos em seus benefícios.

As mensagens estão sendo enviadas por meio do aplicativo Meu INSS, alertando os beneficiários sobre a situação.

Os descontos fraudulentos aparecem nos históricos de créditos dos beneficiários, documento equivalente ao contracheque, sob diversas nomenclaturas.

Podem ser identificados como:

  • “Contrib.”;
  • “AASAP”;
  • “Mensalidade”;
  • “Débito”;
  • “Desconto”, seguidos de números ou códigos.

O valor médio dos descontos indevidos é de aproximadamente R$ 40,70, podendo chegar até 1% do teto do Regime Geral de Previdência Social. Em 2025, esse limite máximo é de R$ 81,57 por mês.

Como identificar e cancelar descontos

Para verificar se foi vítima da fraude, o beneficiário deve acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, fazer login e buscar pelo “extrato de contribuição”.

Neste documento, deve-se procurar por “mensalidade associativa” e identificar quando os descontos começaram, qual entidade está realizando os descontos e o valor descontado.

Para cancelar os descontos futuros, o beneficiário pode excluir a mensalidade diretamente no site ou aplicativo.

Para recuperar os valores já descontados, é necessário entrar em contato com o 0800 da associação responsável ou enviar um e-mail para [email protected].

O INSS também está enviando avisos para beneficiários que não foram afetados pela fraude, informando que nenhum desconto indevido foi realizado em seus benefícios.

A mensagem ressalta que o governo federal descobriu a fraude e continua trabalhando para proteger os beneficiários e seus benefícios.

É fundamental que os aposentados e pensionistas fiquem atentos a seus extratos e notificações do INSS para identificar rapidamente qualquer irregularidade e tomar as medidas necessárias para proteger seus benefícios.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fraude no INSS: saiba como identificar descontos indevidos de associações no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.