O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ter datas diferentes nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, por conta da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano no estado.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira (9) as datas de inscrição e aplicação das provas. As inscrições ocorrem entre 26 de maio e 6 de junho, e as provas objetivas e de redação estão previstas para os dias 9 e 16 de novembro.
O cronograma coincide com o período da COP30 na região amazônica, ocasião em que escolas e universidades da capital e da região metropolitana estarão fechadas para reduzir o fluxo de trânsito e facilitar a mobilidade dos participantes do evento.
Segundo o Governo do Pará, já foi acordado que os três municípios — Belém, Ananindeua e Marituba — terão uma data específica para a aplicação do exame, enquanto os demais municípios do estado seguirão o calendário nacional regular do Enem.
As datas do Enem nas três cidades ainda não foram divulgadas. Na sexta-feira (9), em post no Instagram, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o edital do Enem será publicado em breve.
Quando será a Fuvest 2026? Veja as datas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Enem pode ter data diferente no Pará devido à COP 30 no site CNN Brasil.