Lula apresenta Celso Amorim “velho amigo” de Putin em reunião

Durante reunião com Vladimir Putin nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a comitiva que o acompanha na viagem à Rússia. A citar Celso Amorim, disse ao chefe de Estado russo que era seu “velho amigo”.

Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010. Atualmente, é assessor especial de Política Externa do governo.

Também estavam na reunião os ministros de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, assim como Davi Alcolumbre, presidente do Congresso, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados.

No encontro, Lula reforçou que o Brasil tem interesses “políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos” com a Rússia.

A visita também busca sinalizar a independência da política externa do Brasil, mas analistas apontam que pode haver o efeito contrário, reforçando alinhamento ideológico com a Rússia.

O chefe de Estado brasileiro compareceu ao desfile do Dia da Vitória da Rússia nesta sexta-feira (9), que marca a vitória do Exército Vermelho e seus aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

Na quinta-feira (8), Lula participou de um jantar oferecido por Putin no Kremlin.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula apresenta Celso Amorim “velho amigo” de Putin em reunião no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.