
O novo papa da Igreja Católica, Leão XIV, havia comprado passagem para viajar ao Brasil antes de sua eleição. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Segundo Hoepers, o então cardeal Robert Prevost, de 69 anos, nascido nos Estados Unidos, viria ao país para participar da assembleia geral da entidade, realizada na semana anterior ao conclave.
Durante pronunciamento na sede da CNBB, Dom Ricardo declarou: “Gostaria de destacar que o então cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui, na semana passada, na nossa assembleia geral para pregar o retiro a todos os bispos do Brasil. Quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou”.
Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (8), após dois dias de conclave e quatro rodadas de votação, adotando o nome Leão XIV.
Ele sucede o papa Francisco, falecido no dia 21 de abril. De acordo com as normas do conclave, o novo pontífice é escolhido por maioria qualificada entre os cardeais eleitores. O processo é sigiloso, e os detalhes da votação não são divulgados.
*Reportagem em atualização