Um morador de Niterói (RJ), viveu momentos de tensão nesta segunda-feira (05/05) ao encontrar uma jiboia de aproximadamente dois metros de comprimento enrolada dentro da máquina de lavar roupas. A equipe de Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal, foi acionada e resgatou o animal.
O animal estava enrolado entre roupas ainda úmidas dentro da máquina, segundo relataram os agentes responsáveis pela operação. “A Guarda Municipal segue um procedimento específico para cada tipo de ocorrência. Após serem acionados, os agentes capturam o animal, que, em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Neste caso, o animal apresentava boas condições físicas e, ao ser reintegrado, se adaptou facilmente ao seu habitat, no Parque Estadual da Serra da Tiririca”, informou a corporação em nota oficial.

Este foi o terceiro resgate de animal silvestre realizado em Niterói em menos de uma semana. Antes da jiboia, os agentes haviam atendido a ocorrências envolvendo uma capivara que nadava em uma piscina residencial no bairro de Itaipu e um tamanduá que circulava por uma via pública no Cafubá.
Riscos
A Guarda Ambiental, alerta os moradores sobre os riscos de tentar lidar com animais silvestres por conta própria. “A orientação é clara: não tente capturar ou afastar o animal. Isso pode causar ferimentos tanto para o bicho quanto para a pessoa. O ideal é sempre acionar os profissionais treinados”, recomendam os agentes.
Ver essa foto no Instagram