Conheça a escola só para meninas onde Anna Wintour estudou

Uma das mulheres mais poderosas do mundo da moda, reconhecida mundialmente por seu trabalho visionário, Anna Wintour, 75, teve uma formação educacional bastante tradicional antes de mudar o setor com suas ideias criativas e disruptivas. 

A britânica, que há quase 40 anos comanda a Vogue América e anualmente organiza o maior evento do universo fashion, o Met Gala, frequentou na adolescência escolas de moldes conservadores. Uma delas, a North London Collegiate School (NLCS), onde Anna entrou em 1963, é a escola para meninas mais antiga do Reino Unido.  

Inaugurada em 1850, a instituição continua na ativa até hoje. Fundada por Frances Buss (1827-1894), que realizou um trabalho pioneiro na educação, a North London Collegiate School também é reconhecida como a primeira escola no Reino Unido a oferecer às meninas as mesmas oportunidades educacionais que aos meninos. Frances Buss, aliás, foi a primeira pessoa a usar o termo “diretora”. 

Atualmente, a escola atende meninas de 4 a 18 anos. Além de Anna Wintour, outras mulheres célebres estudaram por lá: Rachel Weisz, atriz; Victoria Sharp, juíza; Margaret Theodora Meyer (1862-1924), matemática, e Lilian Lindsay (1871–1960), que se tornou a primeira dentista qualificada na Grã-Bretanha e a primeira mulher presidente da British Dental Association. 

Fundada em Camden Town, a NLCS atualmente está localizada em Edgware, no bairro londrino de Harrow. Há escolas associadas na Coreia do Sul, Ilha de Jeju, Dubai, Vietnã e Singapura, todas mistas e seguindo o currículo britânico. 

A North London Collegiate School é frequentemente classificada entre as melhores escolas independentes do Reino Unido. Na edição de 2025 da tabela classificativa do The Times Parent Power, a NLCS foi classificada entre as 10 melhores escolas do Reino Unido em geral e entre as 3 melhores escolas femininas do país. 

Anna Wintour deixou a North London Collegiate School em 1966, sem concluir os estudos. Ela também não chegou a cursar faculdade, ou seja, adquiriu todo o vasto conhecimento em moda na prática e de forma autodidata. Aos 15 anos, Anna começou a trabalhar na icônica boutique londrina Biba e, no ano seguinte, ingressou no programa de treinamento da Harrods.  

Com ajuda do pai, que era editor do jornal inglês Evening Standard, Anna conseguiu um cargo de assistente editorial nas revistas Harper’s Bazaar UK e Harper’s Queen. Na Vogue América desde 1998, ela implementou mudanças importantes como mesclar peças caras e baratas nos editoriais e colocar celebridades, em vez de modelos, nas capas. 

Mestrado no Reino Unido: universidade oferece bolsas integrais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça a escola só para meninas onde Anna Wintour estudou no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.