A Starbase, complexo industrial da fabricante americana de sistemas aeroespaciais SpaceX, pode ser visto a quilômetros de distância. O local se eleva sobre as remotas planícies costeiras que há muito tempo definem a ponta sul do Texas.
Na última década, a empresa do bilionário e CEO Elon Musk desenvolveu essa área, construindo um sistema de voo espacial projetado para levar humanos a Marte e realizar voos de teste suborbitais com o foguete mais potente do mundo.




Com uma margem de 212 a 6, os moradores da comunidade remota ao redor da base de lançamento de foguetes e sede da SpaceX votaram de forma contundente a favor do esforço de incorporação, de acordo com os resultados publicados no site da eleição do condado. Ao mesmo tempo, os eleitores também aprovaram os primeiros oficiais eleitos da cidade, todos três dos quais são atuais ou ex-funcionários da SpaceX e concorreram sem oposição.
Eleitores do sul do Texas deram a Elon Musk uma vitória decisiva, aprovando de forma esmagadora uma medida para estabelecer Starbase, Texas, como uma cidade independente.
Praticamente todos os habitantes do território de 3,76 quilômetros quadrados são funcionários de Musk na enorme fábrica que domina a cidade litorânea, ou seus familiares.
Carta branca
A incorporação não dá a Musk carta branca para adotar quaisquer regulamentos que desejar, mas dará à empresa uma autoridade única para definir o ritmo de seu próprio desenvolvimento na área. A nova comissão da cidade terá autoridade sobre zoneamento, projetos de construção e outros aspectos cotidianos da vida.