A atriz Carolina Dieckmann, 46, falou abertamente sobre a luta de sua falecida mãe, Maíra Dieckmann, contra o alcoolismo. A estrela relatou ter usado momentos de sua infância para construir sua personagem no filme “(Des)controle”, da cineasta Rosane Svartman.
“Alcoolismo, para mim, já era um assunto muito de dentro. Minha mãe… teve uma época… Quando ela se separou do meu pai, minha casa pegou fogo, aconteceu um monte de coisa… Eles se separaram, e minha mãe ficou 10 anos bebendo, emburacada, e a gente entendendo que, talvez, ela fosse alcoólatra, palavra que a gente usava antigamente”, afirmou ela durante participação no videocast Conversa Vai, Conversa Vem.
A mãe da artista, que faleceu em 2019, após um mal súbito, nunca procurou ajuda profissional ou frequentou grupos de apoio. “Ela deitada numa cama, muito triste, frágil. Um belo dia ela levantou, falou que ia parar de beber e de fumar e nunca mais. Sem frequentar nada. Entendemos, depois, que, talvez, ela não fosse alcoólica, porque depois voltou a beber só socialmente. Então, ela realmente escolheu se anestesiar através do álcool e ficou 10 anos num buraco”, continuou.
Carolina disse acreditar que sua experiência no longa a ajudou a ressignificar parte do que viveu. “Tenho uma visão do que o álcool faz em um lugar muito íntimo. De eu ter 10, 11 anos, estar me descobrindo mulher e ver aquela mulher, que era minha super mulher, deitada numa cama, sofrendo por amor, sem conseguir levantar. Eu tinha isso para dar para à personagem. Sou uma criança que já estive no banco de trás e minha mãe bateu com o carro. Chorei muito e me curei muito”.
“Tive momentos no set em que eu saía e falava: ‘Caramba, mãe, tô me curando aqui. Tô entendendo uma parada que não tinha como entender mais nova’. Me curei não através da palavra, mas do que conseguir acessar dentro.”
No drama, a atriz interpreta a ex-alcoólica em recuperação Kátia Klein, uma autora em crise criativa que se vê sufocada pelas exigências da maternidade e pelo envelhecimento dos pais. Kátia acredita que pode voltar a beber socialmente, mas acaba dominada pelo vício após 15 anos de sobriedade.
“Vale Tudo”: tudo o que você precisa saber
Este conteúdo foi originalmente publicado em Carolina Dieckmann relembra alcoolismo da mãe: “Ficou 10 anos num buraco” no site CNN Brasil.