
Segundo as informações divulgadas pela PF, foram expedidos cinco mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em Belo Horizonte, Divinópolis, Curvelo, Igarapé, Santa Luzia e Luislândia. A ação foi coordenada pela delegacia de Montes Claros. Operação da Polícia Federal cumpriu mandados de prisão em Curvelo e Luislândia
Um grupo criminoso especializado em falsificar documentos que possibilitavam uma “vida nova” para pessoas que queriam se furtar de responsabilidades cíveis e criminais foi alvo da operação Sombra Dupla, da Polícia Federal. Entre os beneficiados pelo esquema estavam, por exemplo, foragidos da justiça.
Segundo as informações divulgadas pela PF nesta quinta-feira (24), foram expedidos cinco mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em Belo Horizonte, Divinópolis, Curvelo, Igarapé, Santa Luzia e Luislândia. A ação foi coordenada pela delegacia de Montes Claros.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
“As medidas judiciais foram autorizadas com base em investigação que apura a prática de crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, entre outros”, detalhou a PF.
Ação foi realizada pela delegacia da PF em Montes Claros
Polícia Federal
As investigações, que começaram em 2023, relevaram a atuação de uma organização criminosa que produzia e fornecia documentos como RGs, CPFs, certidões de nascimento e escrituras públicas.
“Os integrantes utilizavam dois principais métodos de fraude: a apropriação da identidade de terceiros e a criação de documentação falsa com base em dados fornecidos pelos interessados.”
Os levantamentos apontaram ainda que muitos dos documentos eram feitos sobrescrevendo dados de terceiros, alterando fotografia. Esses documentos eram utilizados ainda para abertura de contas bancárias.
“As diligências resultaram da análise de dados extraídos de um aparelho celular apreendido em operação anterior. As investigações apontam ainda o envolvimento de servidores públicos e a emissão de documentos falsos inclusive para membros de facções criminosas, com objetivo de facilitar sua inserção em território nacional sob identidade falsa.”
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.