O estado de São Paulo está em alerta para chuvas intensas, com retorno dos temporais previsto para quinta-feira (24). Se o volume de chuva dos próximos dias se confirmar, a capital poderá ter o abril mais chuvoso desde 1961.
As fortes pancadas devem começar primeiro no Oeste do estado, na região de Presidente Prudente e Araçatuba, ainda pela manhã de quinta-feira (24), e se espalham sobre as outras regiões no decorrer da tarde e da noite.
Para a região da Grande São Paulo, a expectativa é que a chuva comece à tarde e se estenda entre a noite de quinta e ao longo da madrugada de sexta-feira, podendo acarretar alagamentos, enchentes e deslizamentos. Também há potencial de queda de galhos e árvores.
O total de precipitação nestes dois dias poderá ficar entre 70 mm e 90 mm. Isto significa que em 48 horas, a capital paulista poderá receber o equivalente à média de precipitação para abril, que é de 87 mm.
Na sexta-feira (25), essas áreas de instabilidade serão reforçadas por uma área de baixa pressão atmosférica que deve se organizar perto do litoral paulista. O tempo permanece bastante instável durante o dia, com risco de chuva forte em todas as regiões do estado de São Paulo.
As condições para a formação de linhas de instabilidade podem provocar chuva de granizo e rajadas de vento, que podem variar de 60 a 80 km/h. São esperados acumulados elevados, com destaque para as faixas leste e norte do estado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo em alerta: estado volta a receber temporais no final da semana no site CNN Brasil.