O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se reuniram, nesta quarta-feira (23), com 20 líderes globais para pedir mais engajamento no envio de suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas, as NDCs, com metas de redução de emissões de carbono até 2035.
Ao discursar durante a cúpula virtual sobre Ambição Climática, Lula cobrou que as nações enviem os planos antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser realizada em novembro.
As NDCs são planos de ação de cada país que assinaram o acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e ajudar a manter o aquecimento global abaixo de 2°C.
“A arquitetura de preparação das NDCs é suficientemente flexível para combinar metas ambiciosas e as necessidades de desenvolvimento de cada Estado. Os países ricos, que foram os maiores beneficiados pela economia baseada em carbono, precisam estar à altura de suas responsabilidades”, disse Lula durante o encontro.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que acompanhou a reunião virtual, somente 10% do total dos membros da Convenção da ONU sobre Mudança Climática apresentaram suas contribuições.
“O objetivo dessa reunião foi justamente fazer um chamado à ação para que os países apresentem suas NDCs, suas contribuições nacionais determinadas porque há um atraso”, disse Vieira à jornalistas.
Também participaram do encontro, o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva.
“O presidente Lula também fez um apelo de que a COP30 deve ser a COP da implementação dos acordos até aqui alcançados, sobretudo aqueles que advêm do balanço global que antecederam as COPs tanto de Dubai quanto de Baku”, disse Marina.
Entre os líderes participantes do encontro estavam os presidentes da China, Xi Jinping, da França, Emmanuel Macron, e da União Europeia, Ursula von der Leyen.
Este foi o primeiro de uma série de encontros que serão promovidos pela ONU até a data da COP30, que ocorre entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula cobra líderes globais a acelerar planos climáticos antes da COP30 no site CNN Brasil.