Entenda quem decidirá se cardeal banido poderá participar do conclave

Giovanni Angelo Becciu, um cardeal condenado por crimes financeiros pelo Vaticano, afirma que pode participar do próximo conclave, apesar de ser listado como “não eleitor” na lista divulgada pela Santa Sé.

Ele já foi uma das figuras mais poderosas do Vaticano, mas recebeu uma ordem do papa Francisco em 2020 para renunciar aos “direitos e privilégios” de cardeal após o escândalo.

Embora Becciu tenha perdido seus direitos e privilégios como cardeal, ele nunca foi tecnicamente removido do Colégio Cardinalício. Assim, tem permissão para participar das discussões pré-conclave.

Em entrevista ao jornal italiano L’Unione Sarda na terça-feira (22), ele argumentou que o papa não tinha o direito de o excluir da eleição, uma vez que não havia renunciado explicitamente ao cargo.

“A lista [dos eleitores do conclave] publicada pela Santa Sé não tem qualquer valor e deve ser considerada como tal”, afirmou.

Assim, a decisão sobre sua participação deve ser tomada pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, e pelo cardeal Pietro Parolin, que supervisionará os procedimentos do conclave dentro da Capela Sistina.

Condenação de Giovanni Becciu

Becciu foi condenado por peculato e fraude em 2023 e recebeu uma pena de cinco anos e meio de prisão, em um caso envolvendo a compra de um edifício de luxo em Londres que deixou um rombo de 139 milhões de euros nas finanças do Vaticano.

Ele é o primeiro cardeal a ser condenado pelo tribunal criminal do Vaticano.

O cardeal, que sempre alegou inocência, interpôs um recurso que ainda está em análise. Ele está autorizado a continuar morando em um apartamento no Vaticano enquanto o processo estiver em andamento.

Quem é Giovvani Becciu

Giovanni Angelo Becciu nasceu em Pattada, Sassari, na Itália, em 2 de junho de 1948.

Foi ordenado sacerdote em 27 de agosto de 1972. É formado em Direito Canônico.

Ele ingressou no serviço diplomático do Vaticano em 1º de maio de 1984, tendo servido nas Representações Pontifícias na República Centro-Africana, Sudão, Nova Zelândia, Libéria, Reino Unido, França e Estados Unidos.

Saiba mais através desta matéria.

Veja imagens da vida do papa Francisco:

Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda quem decidirá se cardeal banido poderá participar do conclave no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.