As bolsas dos Estados Unidos caem nesta segunda-feira (21), conforme crescem as preocupações sobre a independência do Federal Reserve (Fed) após escalada dos ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o chair do Fed, Jerome Powell.
Às 12h30 (pelo horário de Brasília) todos os principais índices de Wall Street recuavam mais de 2%, com destaque para o Nasdaq, que caía 2,76%. Já o Dow Jones e o S&P 500 tinham perdas muito próximas de 2,43%.
Nesta segunda, Trump voltou a criticar a política monetária dos EUA, dizendo que uma desaceleração pode acontecer se Powell não cortar as taxas de juros.
Na quinta-feira (17), o republicano falou abertamente sobre uma eventual demissão do presidente do banco central americano. Segundo Trump, Powell deixará o comando da autoridade monetária “se eu pedir para ele”.
Nesta mesma fala na Casa Branca, Trump disse que Powell chegou “tarde de mais” para tomar ações. Se eu pedir, ele vai embora”, disse Trump a repórteres no Salão Oval durante uma reunião com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Além das bolsas, o dólar também perde força no mundo ao longo desta segunda-feira. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar norte-americano frente a uma cesta de divisas globais, cai 1%, a 98.399.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas dos EUA caem com preocupação sobre independência do Fed no site CNN Brasil.