Astrid Fontenelle lembra de racismo contra filho: “Viro Malcolm X”

A jornalista Astrid Fontenelle, 64, contou que o filho, Gabriel, foi vítima de racismo em uma praia na Bahia. A apresentadora detalhou que confrontou a mulher que cometeu o crime.

Em entrevista ao Chico Pinheiro Entrevista, ela relembrou o episódio de racismo. De acordo com ela, a discriminação aconteceu há algum tempo.

A ex-apresentadora do Saia Justa, do GNT, disse que a mulher confundiu Gabriel com um funcionário do hotel. “Uma mulher [falou]: ‘menino, pega ali um colchonete para mim?’. Nesse tom, né? Aí falei: ‘está achando que ele é o quê? Funcionário do hotel? Não está vendo que é uma criança, para começar?’. Aí já me espalhei. Foi na praia, na frente de um resort”, relembrou.

Fontenelle se comparou a Malcom X em situações de preconceito. “A bonita saiu para vir para a praia e o primeiro preto que viu na Bahia é serviçal dela. [Falei na época:] ‘ele é uma criança, é meu filho. Fora daqui!’. Aí perdi um pouco a voz porque sempre quis falar as coisas, sempre projetei que a minha reação seria em um tom forte, mas sabe assim? Martin Luther King, mas aí não consigo e viro Malcolm X, tipo fogo nos racistas. Não consigo. Tento, mas não consigo. Melhorei.”

A jornalista revelou ter enfrentado a mulher. “Para a sorte dela, estava lendo a terceira edição de ‘Escravidão’, do Laurentino Gomes. Quando ela virou de costas, primeiro ela falou assim: ‘está dando showzinho só porque é famosa’. E falei: ‘não, você é uma racista’. Esculachei a mulher. Quando ela virou de costas, falei assim: ‘vem cá que tenho um presente para te dar’. E virei o livro para ela. Ela ficou p*** e virou a cara. Mandei entregar no quarto. Não devolveram”, confessou.

Astrid Fontenelle afirmou que a mulher viu a cor da pele antes de ver que o filho era uma criança. Para ela, foi um típico caso de racismo.

View this post on Instagram

A post shared by ICL Notícias (@icl.noticias)

Discriminação afeta a saúde mental dos grupos minorizados

Este conteúdo foi originalmente publicado em Astrid Fontenelle lembra de racismo contra filho: “Viro Malcolm X” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.