Enquanto nomes conhecidos como Eliezer, Thiago Nigro e até o pai de Neymar aderem ao Legendários, o movimento cristão voltado exclusivamente para homens vem provocando tanto admiração quanto críticas nas redes sociais. Sem se identificar com uma religião específica, a proposta tem como foco a transformação pessoal e familiar dos participantes, tudo isso por meio de experiências intensas ao ar livre.
Mas, o que é ‘Legendários?’, bom, nós vamos te responder! Criado em 2015 pelo pastor guatemalteco Chepe Tupzu, o Legendários chegou ao Brasil dois anos depois. Desde então, o projeto se expandiu para 13 países e 70 municípios, acumulando mais de 52 mil inscritos. O objetivo, segundo os organizadores, é oferecer uma jornada de autoconhecimento por meio de retiros espirituais que prometem reconectar os homens com a fé e com a essência de suas vidas.




Durante três dias, os participantes enfrentam um desafio físico e emocional, longe da tecnologia, com apenas uma mochila de até 14 kg contendo barraca, saco de dormir e mantimentos, os homens se desconectam do mundo e enfrentam a natureza. As atividades envolvem dinâmicas que estimulam a reflexão sobre o papel masculino na família, na fé e na sociedade.
Segundo o pastor Ricardo Weiler, um dos responsáveis pelo movimento no Brasil, o Legendários “não está vinculado a nenhuma religião”, embora haja pregações cristãs ao longo do evento. “É uma vivência espiritual. Não é sobre igreja, é sobre propósito”, afirma.
Como se inscrever e quanto custa?
As inscrições variam bastante de acordo com o tipo de experiência escolhida: há opções mais acessíveis, como o Servir TOP 933 Pantanal, por R$ 440, até pacotes premium como o TOP Pantanal ou TOP Rio de Janeiro, que ultrapassam os R$ 80 mil. As versões mais caras incluem estrutura diferenciada, logística mais complexa e imersões profundas que misturam aventura e espiritualidade.