Autoridades da Pensilvânia, nos Estados Unidos, prenderam um homem da cidade de Harrisburg que, segundo eles, invadiu a residência do governador Josh Shapiro na manhã de domingo (15) e iniciou um incêndio enquanto ele e a família dormiam.
Shapiro, a esposa Lori, os quatro filhos, dois cachorros e outra família foram forçados a se retirar da residência estatal de Harrisburg, que foi significativamente danificada pelo incêndio. Não houve feridos.
Cody Balmer, de 38 anos, entregou-se à polícia e está detido sob acusações de tentativa de homicídio, incêndio criminoso qualificado, terrorismo e outras acusações relacionadas ao incêndio, que ocorreu horas depois de Shapiro e a família terem feito um jantar de Páscoa, segundo as autoridades.

Balmer relatou estar irritado com o governador e que o teria espancado com um martelo se o confrontasse, segundo depoimento prestado para a polícia estadual na manhã desta segunda-feira (14).
Shapiro, de 51 anos, foi eleito governador da Pensilvânia em 2022, após seis anos como procurador-geral do estado.
Democrata proeminente, ele foi um dos vários candidatos considerados para companheiro de chapa da ex-vice-presidente Kamala Harris durante a candidatura presidencial de 2024 — sendo cotado como um potencial candidato presidencial para a corrida de 2028.
Autoridades eleitas enfrentam um aumento nas ameaças violentas nos últimos anos — incluindo um plano para sequestrar a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, em 2023 e duas tentativas de assassinato contra o presidente Donald Trump no ano passado.
Família foi acordada com batidas na porta
Balmer pulou a cerca da residência, quebrou duas janelas com um martelo e entrou na casa, onde utilizou “dispositivos incendiários caseiros” para iniciar o incêndio, segundo o depoimento.
O detido permaneceu na residência do governador por menos de um minuto e “desviou ativamente” dos policiais que o procuravam ao mesmo tempo, relatou o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia.
“Ele claramente tinha um plano”, falou Bivens. “Ele foi muito metódico em sua abordagem.”
Após iniciar o incêndio, o detido chutou a porta da sala de jantar e fugiu do local, segundo o depoimento.

Uma pessoa que ligou para os serviços de emergência relatou um “grande incêndio no primeiro andar” da residência do governador, acrescentando que conseguia “ver o fogo pelas janelas”, segundo áudio do scanner obtido pela CNN.
Shapiro e a família acordaram por volta das 2h da manhã (horário local) no domingo (14) com fortes pancadas na porta, feitas por um dos policiais estaduais designados pela equipe, alertando-os sobre as chamas, relembrou o governador.
O Corpo de Bombeiros de Harrisburg respondeu por volta das 2h e extinguiu as chamas, conforme a polícia estadual.
Shapiro, a família e os convidados foram retirados em segurança pelas autoridades.
Uma revisão de segurança está em andamento “para determinar como podemos garantir que uma situação como esta não se repita”, pontuou o tenente-coronel.
Suspeito disse à polícia que fabricou explosivos com garrafas de cerveja e gasolina

Após Balmer fugir do local, uma mulher que se identificou como uma ex-companheira ligou para a polícia informando que Balmer havia confessado ter iniciado o incêndio, segundo o depoimento.
Cody Balmer então se entregou à delegacia, contaram as autoridades.
Ele falou à polícia que removeu gasolina de um cortador de grama e a despejou em garrafas de cerveja para fazer coquetéis molotov, que jogou na casa do governador, segundo o depoimento.
Balmer admitiu “nutrir ódio” por Shapiro e falou que, se o governador o tivesse encontrado na casa, teria batido nele com um martelo, conforme depoimento.
Em conversa com autoridades, o acusado disse saber que era possível que Shapiro e outras pessoas estivessem em casa no momento dos atos.
A prisão de Cody Balmer ocorre dias antes de ele ser esperado no tribunal para uma audiência de confissão de culpa em um caso separado, decorrente de uma acusação de agressão simples de 2023, segundo os registros do tribunal estadual.
A CNN entrou em contato com o advogado que representa Balmer no caso.
Em outra ocorrência, ele se declarou culpado em 2016 por falsificação de documentos e roubo por engano, mostraram documentos judiciais.
Balmer também pode enfrentar acusações federais, falou o promotor distrital.
O escritório de campo do FBI na Filadélfia está auxiliando a polícia estadual na investigação, informou a agência à CNN por e-mail.

Incêndio deixa residência histórica do governador “significativamente danificada”

Segundo a polícia estadual, o incêndio causou “danos significativos” à residência do governador em Harrisburg.
Paredes e tetos estão queimados, com pisos cobertos de cinzas e móveis destruídos, mostram fotos.
Há vestígios do jantar de Páscoa oferecido pelo governador no sábado (12) — incluindo uma placa com os dizeres “Artesanato de Páscoa”.
A residência do governador da Pensilvânia é um edifício de 2.700 metros quadrados em estilo georgiano às margens do rio Susquehanna, que abrigou oito governadores e as respectivas famílias desde sua conclusão em 1968, segundo o governo da Pensilvânia.
O primeiro andar da residência abriga exposições de arte temporárias e permanentes.
Shapiro condenou a violência na política dos EUA e disse que se recusa a ser “dissuadido”
Em uma coletiva de imprensa no domingo (13), o governador falou que o incêndio foi um ataque não somente à sua família, mas a “toda a comunidade da Pensilvânia”.
Ele expressou gratidão pelas mensagens de apoio e orações que ele e a família receberam, inclusive de vários políticos.
O vice-presidente J.D. Vance, republicano, chamou o ataque de “violência realmente repugnante”, e o senador americano John Fetterman, democrata da Pensilvânia, o descreveu como “verdadeiramente apavorante”.
Thanks be to God that Governor Shapiro and his family were unharmed in this attack.
Really disgusting violence, and I hope whoever did it is brought swiftly to justice. https://t.co/U47C6mXvDP
— JD Vance (@JDVance) April 14, 2025
“Quero que todos saibam que suas orações nos elevam e, neste momento de escuridão, estamos escolhendo ver a luz”, falou Josh Shapiro, emocionado.
Ele criticou duramente a violência política de ambos os lados.
“Esse tipo de violência não é aceitável”, afirmou Shapiro, elevando a voz. “Temos que ser melhores do que isso.”
Ainda assim, o Shapiro disse que não será “intimidado” pelo suposto ataque. “Se esse indivíduo estava tentando me impedir de fazer meu trabalho como governador, fiquem tranquilos, encontrarei uma maneira de me esforçar ainda mais do que antes”, comentou ele.
O governador também destacou o orgulho por sua fé judaica.
“Se ele estava tentando aterrorizar nossa família, nossos amigos, a comunidade judaica, que se juntou a nós para um Sêder de Pessach naquele salão ontem à noite, ouçam-me: celebramos nossa fé ontem à noite, com orgulho, e em poucas horas, celebraremos nosso segundo Sêder de Pessach”, exclamou ele.
“Ninguém impedirá que eu, minha família ou qualquer cidadão da Pensilvânia celebremos nossa fé aberta e orgulhosamente.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em O que se sabe sobre incêndio na casa de governador da Pensilvânia, nos EUA no site CNN Brasil.