O UNICEF projetou que seu orçamento para 2026 diminuirá em pelo menos 20% em comparação com 2024, disse um porta-voz da agência das Nações Unidas para as crianças nesta terça-feira (15), depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, cortou a ajuda humanitária global.
Em 2024, o UNICEF tinha um orçamento de 8,9 mil milhões de dólares e este ano tem um orçamento estimado de 8,5 mil milhões de dólares. O financiamento para 2025 está “evoluindo”, disse o porta-voz da agência.
“As últimas semanas deixaram claro que organizações humanitárias e de desenvolvimento em todo o mundo, incluindo muitas organizações da ONU, estão no meio de uma crise global de financiamento. O UNICEF não foi poupado”, disse a porta-voz.
O UNICEF não nomeou especificamente os Estados Unidos, mas Washington tem sido por muito tempo o maior doador da agência, contribuindo com mais de US$ 800 milhões em 2024. Desde que o UNICEF foi criado em 1946, todos os seus diretores executivos têm sido americanos.
“No momento, estamos trabalhando com projeções preliminares de que nossos recursos financeiros serão, no mínimo, 20% menores em toda a organização, em 2026, em comparação com 2024”, disse o porta-voz do UNICEF.
Desde o retorno ao cargo em janeiro para um segundo mandato, a administração de Trump cortou bilhões de dólares em assistência externa em uma revisão que visava garantir que os programas se alinhassem com sua política externa “América Primeiro”.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários disse na semana passada que cortará 20% do seu pessoal, pois enfrenta um déficit de 58 milhões de dólares, depois que seu maior doador, os Estados Unidos, cortou o financiamento.
O secretário-Geral da ONU, António Guterres, também disse no mês passado que está procurando- maneiras de melhorar a eficiência e cortar custos à medida que o organismo mundial completa 80 anos este ano em meio a uma crise financeira.
O UNICEF implementou algumas medidas de eficiência, mas “serão necessárias mais medidas de redução de custos”, disse o porta-voz.
“Estamos analisando todos os aspectos de nossa operação, incluindo o pessoal, com o objetivo de focar no que realmente importa para as crianças: que elas sobrevivam e prosperem”, disse a porta-voz. “Mas nenhuma decisão final foi tomada.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em UNICEF projeta queda de 20% no financiamento em 2026 após cortes dos EUA no site CNN Brasil.