
Paciente é um menino morador de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, que teve contato com várias pessoas antes da confirmação do diagnóstico. Secretaria de Saúde de Domingos Martins confirma caso de meningite em em criança de 9 anos
A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, confirmou um caso de meningite meningocócica em uma criança de 9 anos. O diagnóstico saiu na última sexta-feira (4). O menino é morador da sede do município e teve contato com cerca de 40 pessoas antes da confirmação do diagnóstico. Elas também estão sendo monitoradas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com a secretaria municipal, a criança apresentou os primeiros sintomas também na última sexta e foi atendida inicialmente no hospital municipal de Domingos Martins. Depois, por decisão da família, foi transferida para um hospital particular na Grande Vitória, onde segue internada. O estado de saúde dele é considerado estável.
Antes de apresentar sintomas, o menino esteve na escola, frequentou uma igreja e participou de uma festa de aniversário. Por isso, as pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas pela equipe de vigilância sanitária do município.
Como medida de precaução, todos devem passar por um tratamento chamado quimioprofilaxia, que consiste no uso de antibióticos para evitar o avanço da doença.
A escola onde a criança estuda e o transporte escolar também foram incluídos no protocolo de monitoramento. A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) acompanha o caso em conjunto com a Secretaria Municipal de Domingos Martins.
Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo.
Sesa/ES
Infecção grave
A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana grave, causada pela bactéria Neisseria meningitidis. A doença é transmissível e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva.
Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas e manchas vermelhas na pele.
A vacinação é a principal forma de prevenção, mas em casos de contato próximo com pessoas infectadas, como o que ocorreu em Domingos Martins, o uso de antibióticos pode ser recomendado para evitar novos casos.
A reportagem do g1 procurou as secretarias de Saúde de Domingos Martins e do governo do estado para atualizações sobre o estado de saúde da criança, se há novos casos confirmados e se alguma das pessoas com quem a criança teve contato contraiu a doença. Até a publicação da reportagem, não houve retorno.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo