
Quase 20 pessoas precisaram sair dos locais onde moram por conta da chuva no fim de semana. Elas seguem sem previsão de quando poderão voltar para casa. Moradores desalojados pela chuva estão em novo abrigo em Ubatuba
As famílias afetadas pelas chuvas que atingiram Ubatuba no fim de semana foram transferidas para um novo abrigo nesta segunda-feira (7). De acordo com a prefeitura, 18 pessoas, de quatro famílias diferentes, seguem desalojadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O grupo mora nas comunidades Vila Resende e Angelim, no bairro Taquaral, mas estava abrigado temporariamente em uma escola municipal da região, que foi atingida por um forte temporal na noite de sexta-feira (4).
Nesta segunda-feira (7), porém, os moradores foram levados à sede do Fundo Social de Ubatuba, no bairro Perequê-Açu, onde ficarão até poderem voltar para as casas em que moram.
Não há previsão para que isso aconteça, já que alguns imóveis atingidos pela chuva apresentam sinais de que estão condenados. Segundo a prefeitura, foram feiras vistorias nas casas, mas a Defesa Civil aguarda o laudo de um engenheiro para confirmar se a estrutura foi comprometida.
Caso isso seja confirmado, a Prefeitura de Ubatuba vai estudar o que fazem com os moradores, que estão preocupados e pedem por moradias dignas.
“Mais um susto desse. A cabeça fica abalada. A gente espera que as autoridades competentes nos atendam, que nos abriguem e que nos deem uma moradia. A gente merece”, afirma a diarista Tereza Rodrigues.
Famílias afetadas por chuvas de Ubatuba são transferidas para novo abrigo
Reprodução/TV Vanguarda
Com a transferência para o abrigo, a escola municipal José Simeão de Souza, no Taquaral, teve as aulas retomadas nesta terça-feira (8), já que elas haviam sido suspensas na segunda (7) para abrigar as famílias afetadas.
Além disso, outras duas escolas – José Belarmino Sobrinho, no Puruba, e Manoel Inocêncio Alves dos Santos, no Ubatumirim, também funcionam normalmente. Elas também tiveram as aulas suspensas na segunda (7), pois o acesso estava prejudicado pelos problemas causados pelas chuvas.
Ubatuba foi a cidade do estado de São Paulo que registrou maior acumulado de chuva no último fim de semana – a cidade foi atingida por mais de 300 milímetros, volume maior do que o esperado para todo o mês de abril.
Chuva forte atingiu Ubatuba
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina