Comunidades do Lago Grande e Arapiuns recebem visitas técnicas da Secretaria de Turismo


Equipe técnica esteve nas comunidades Cachoeira do Aruã, Vila Curuai, Vila Socorro e Vila Gorete. Reunião da equipe técnica da Semtur com moradores da comunidade Cachoeira do Aruã
Semtur / Divulgação
No último fim de semana, técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) visitaram comunidades das regiões do Arapiuns e Lago Grande, em Santarém, oeste do Pará, com o objetivo de levantar informações e iniciar atividades para o incremento de eventos com características voltadas à sustentabilidade.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Foram visitadas as comunidades: Cachoeira do Aruã, Vila Gorete, Vila Curuai e Vila Socorro. “Nossa equipe técnica realiza essas visitas, como estratégia de aproximação com comunidades que estão iniciando o processo de se descobrir enquanto detentoras de atrativos turísticos. Foi destacado o estímulo para a criação de eventos gastronômicos, deslanchando o turismo de base comunitária”, explicou o secretário de Turismo, Emanuel Júlio.
Para o mês de abril estão agendadas mais visitas a outras comunidades, para fomentar o turismo de base comunitária em Santarém.
Cachoeira do Aruã, na região do Rio Arapiuns, em Santarém-PA
Zé Rodrigues/TV Tapajós
O Turismo de Base Comunitária, também chamado de TBC, é um estilo de viagem único, que valoriza as culturas tradicionais e a preservação da identidade cultural e ambiental de um território. As comunidades são o centro da experiência e proporcionam um ambiente de trocas e aprendizados com o viajante.
No TBC em Santarém, o visitante tem a possibilidade, por exemplo, de conhecer comunidades indígenas e quilombolas, aprender sobre os seus ritos e costumes, compartilhar um dia de pesca com pescadores nativos ou até mesmo participar de rituais indígenas em uma aldeia. São essas experiências autênticas que transformam o turismo enriquecendo os visitantes com algo genuíno e significativo. Essa é a base do turismo comunitário, um segmento que tem crescido no Brasil e atraído cada vez mais turistas aos locais que oferecem esses atrativos.
Pérola do Maicá
Na zona urbana da cidade, o bairro Pérola do Maicá está recebendo orientação da Secretaria Municipal de Turismo, e organizando parcerias, com o objetivo de mostrar o potencial que existe no local com foco também na exploração do turismo de base comunitária.
“O governo municipal trabalha com iniciativas de desenvolvimento da através de atividades turísticas. Alguns moradores receberam cursos de observação de aves, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O bairro é, praticamente, o quintal do Lago do Maicá, que é conhecido pela sua rica biodiversidade. Então, os próprios moradores podem trabalhar com o ecoturismo aqui. A ideia é permitir que os bairros sejam contemplados com atividades turísticas de forma mais autônoma, incentivando também a preservação natural dos bairros”, destacou Emanuel Júlio.
Os encontros entre equipe técnica da Semtur e a comunidade devem ser mais frequentes para que o projeto ganhe mais condições de avançar nos próximos meses.
Visita da equipe técnica da Semtur no bairro Pérola do Maicá
Semtur / Divulgação
Segundo o secretário Emanuel Júlio, ficou acertado durante a visita, que será criado um roteiro que tenha a capacidade de chamar a atenção de turistas, levando-se em conta que por estar perto do centro da cidade.
O que o roteiro tende a proporciona?
Visita guiada pelo bairro, aproveitando a proximidade com o Lago do Maicá;
Observação de pássaros, na comunidade e em passeios pelo lago;
Passeio de bajara pelo Lago do Maicá, para observar a riqueza da fauna e flora;
Oferecer a gastronomia ribeirinha, ao final dos passeios e,
Um redário para servir de ponto de referência aos finais de passeios.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.