Taiwan diz que não detectou disparos reais em exercícios chineses

O Ministério da Defesa de Taiwan disse na terça-feira (1º) que não detectou nenhum disparo real dos militares chineses, mas que pelo menos 71 aeronaves militares chinesas e 13 navios da marinha estavam envolvidos nas manobras.

O ministério acrescentou que não sabia quando os exercícios terminariam.

Uma autoridade do ministério, que monitora de perto os exercícios, disse que as forças armadas de Taiwan elevaram seu nível de prontidão para garantir que a China não transforme os exercícios em combate.

As manobras, que a China não nomeou formalmente, diferentemente dos jogos de guerra do ano passado, estão acontecendo após um aumento na retórica chinesa contra o presidente taiwanês Lai Ching-te e acontecem logo após a visita do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, à Ásia, durante a qual ele criticou Pequim repetidamente.

Os militares chineses mobilizaram navios, aeronaves e artilharia para praticar o bloqueio da ilha, ataques a alvos terrestres e marítimos e interceptação aérea para “testar a coordenação das forças em combate”, disse o Comando do Teatro Oriental de Pequim em um comunicado.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Sun Li-fang, disse que os exercícios mostraram a “insistência da China em resolver diferenças de opiniões pela força” e que “como um país autoritário, eles acreditam que punhos maiores equivalem a poder e justiça”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taiwan diz que não detectou disparos reais em exercícios chineses no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.