EUA: Dois estados realizarão eleições nesta terça (1); entenda

Esta terça-feira (1) marca a primeira grande noite eleitoral do segundo mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A corrida de maior destaque será no estado decisivo de Wisconsin, onde os eleitores determinarão o controle ideológico da Suprema Corte estadual.

A corrida conta com o juiz Brad Schimel, apoiado pelos republicanos, e a juíza Susan Crawford, apoiada pelos democratas, para determinar se a mais alta corte de Wisconsin manterá sua maioria liberal de 4-3.

Enquanto isso, haverá duas eleições especiais para o Congresso em distritos solidamente republicanos da Flórida, onde ambos os lados estarão observando as margens em busca de pistas sobre o entusiasmo do partido.

Na Flórida, há eleições especiais no 1º e 6º distritos congressionais para preencher as cadeiras vagas dos ex-representantes republicanos Matt Gaetz e Michael Waltz.

Os candidatos republicanos apoiados por Trump, Jimmy Patronis, o diretor financeiro cessante do estado, no 1º distrito, e o senador estadual cessante Randy Fine no 6º distrito são ambos favoritos à reeleição, o que daria à estreita maioria republicana na Câmara um pouco mais de espaço para respirar.

Apesar disso, alguns republicanos expressaram preocupação sobre a candidatura de Fine e a arrecadação de fundos nos últimos dias da corrida.

Ainda em Wisconsin, a superintendente estadual de instrução pública apoiada pelos democratas, Jill Underly, enfrenta um desafio apoiado pelos conservadores da consultora educacional Brittany Kinser. Há também uma medida para adicionar um requisito de identificação do eleitor à constituição estadual. A identificação com foto já é necessária para votar em Wisconsin por lei estadual.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: Dois estados realizarão eleições nesta terça (1); entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.