Comissão de Ética da Câmara de Sorocaba analisa denúncias contra vereadora que aparece em vídeo tocando piano com revólver


Representações são de dois munícipes e de um parlamentar da Casa. Primeira reunião para tratar do tema ocorreu na quinta-feira (27). Câmara de Sorocaba analisa denúncias contra vereadora
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Sorocaba (SP) está analisando três representações feitas contra a vereadora Tatiane Costa (PL). As representações são de dois munícipes e de um parlamentar da Casa. As denúncias envolvem atos da vereadora que, em tese, e conforme as denúncias, vão contra o decoro do cargo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Vereadora de Sorocaba (SP) é alvo de denúncias
Reprodução/Instagram
A vereadora aparece em um vídeo postado por ela nas redes sociais em que toca piano usando uma arma. A data da publicação é de antes de ela assumir o cargo na Câmara. Já empossada, ela publicou uma foto, com o mesmo cenário e o texto: “A pauta armamentista nunca esteve tão em alta como agora”.
A primeira representação, protocolada no dia 19 de março, pede a investigação por “repetitivas condutas incompatíveis com a função pública da vereadora”. O denunciante afirma que a parlamentar usa da posição pública nas redes sociais para promover ideologias armamentistas de forma ostensiva, afrontando princípios da moralidade, impessoalidade e comprometimento com a ordem pública. A segunda denúncia também é sobre isso.
Há ainda uma outra apresentação feita pelo vereador Cícero João (Agir), que reitera a conduta irregular da parlamentar que teria acusado vereadores em sessões anteriores de terem oposição de fachada, o que poderia ser considerada quebra de decoro parlamentar, usando o termo “teatro de tesouras”.
Conforme o presidente da comissão, Cristiano Passos (Republicanos), houve reunião na quinta-feira (27) para tratar do tema.
“Os membros da Comissão receberam as representações, a vereadora Tatiane Costa enviou a advogada para conhecer o trâmite. Agora, a vereadora Tatiane Costa tem, desde o recebimento das representações, 15 dias para apresentar a sua defesa em cada representação. Após ela apresentar a defesa, a Comissão de ética se reúne novamente para definir o relator em cada representação”, afirma o parlamentar.
O sorteio para definir os relatores será feito sem a participação de representante do PL na comissão por imparcialidade. “Com a defesa pronta e a escolha dos relatores, a comissão se reúne para votar o relatório.”
O prazo para a defesa começa a ser contado a partir da notificação.
O que diz a vereadora
A vereadora Tatiane Costa disse que recebeu com serenidade as denúncias. “Tenho plena consciência de que os temas abordados dizem respeito a posicionamentos políticos legítimos, que sempre defendi com clareza e coerência desde a campanha eleitoral, e que foram validados nas urnas pela população de Sorocaba.”
“Sobre as representações relacionadas à pauta armamentista, reafirmo meu compromisso com a defesa do direito à legítima defesa, que é garantido pela Constituição Federal, pelo artigo 25 do Código Penal e pelo Pacto de San José da Costa Rica”, continua.
Já sobre a denúncia da expressão “teatro de tesouras”, a parlamentar alegou ser uma metáfora política para descrever alianças de fachada entre adversários. Em discurso, no plenário da câmara, ela citou o vereador Cícero João, como ligado a essa prática.
“Confio que a Comissão de Ética conduzirá a análise das representações com isenção e respeito ao Regimento Interno. No entanto, caso haja qualquer tentativa de punição arbitrária, tomarei todas as medidas cabíveis nas esferas legislativa e judicial. Não aceitarei que meu mandato seja cerceado por motivações políticas disfarçadas de questões éticas.”
Ao g1, a parlamentar também disse que não tem a intenção de retirar o material do ar.
A Justiça também recebeu uma denúncia contra a vereadora. O documento pede que a parlamentar seja investigada pela Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.