Clubes da Argentina recordam aniversário de golpe militar: “Nunca mais”

A Argentina recorda nesta segunda-feira, 24 de março, o aniversário do golpe de Estado que derrubou a então presidente Isabel Perón do governo em 1976. A ditadura militar vigorou no país até 1983.

Como fazem costumeiramente na data, os principais clubes de futebol argentinos se uniram em manifestações nas redes sociais para lembrar — e condenar — o golpe. Em todas, as equipes usam a expressão “Nunca Mais”.

Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Independiente, Huracán, Platense, Newell’s Old Boys, Rosario Central e Lanús foram alguns dos clubes da primeira divisão que se posicionaram em mais um aniversário do episódio.

O Ferro Carril Oeste, da segunda divisão, publicou um vídeo em homenagem aos sócios do clube que desapareceram durante a ditadura, com fotos dos presos políticos coladas na arquibancada do Estádio Arquitecto Ricardo Etcheverry.

“No país, foram 30.000 presos desaparecidos, e no nosso clube 18 sócias e sócios que estão mais presentes que nunca em nossas tribunas e nos nossos corações. Por Memória, Verdade e Justiça”, publicou o Ferro, bicampeão nacional na década de 1980.

O Lanús também se posicionou de maneira contundente no aniversário do golpe, que em 2025 completa 49 anos.

“O Club Atlético Lanús repudia energicamente a última ditadura cívico-militar, trágico capítulo da história argentina. Memória, Verdade e Justiça, sempre”, postou o clube, campeão da Sul-Americana em 2013.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Clubes da Argentina recordam aniversário de golpe militar: “Nunca mais” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.