Rede de fast-food chinesa de chá tem mais loja mundo que o McDonald’s; veja

Duas décadas atrás, um modesto restaurante no meio de uma das províncias mais pobres da China viu seu negócio decolar após vender sorvetes cremosos por apenas 1 yuan (15 centavos de dólares) por cone.

Hoje, a empresa ultrapassou o McDonald’s e o Starbucks como a maior rede de alimentos e bebidas do mundo em número de lojas.

Mixue Bingcheng, que significa “cidade de gelo e neve com mel”, agora ostenta mais de 45 mil pontos de venda no mundo todo desde setembro passado.

A gigante das bebidas econômicas, que agora é mais conhecida por suas ofertas de ‘chá de bolhas’, viu suas ações saltarem mais de 40% na segunda-feira (3) em seu primeiro dia de negociação em Hong Kong, após ter levantado US$ 444 milhões na semana passada em uma oferta pública inicial, de acordo com a Bolsa de Valores de Hong Kong.

“A demanda de investidores de varejo e institucionais tem sido forte, como era esperado”, disse Devi Subhakesan, cofundador da empresa de pesquisa de ações Investory Pte.

Foi a maior listagem em Hong Kong até agora neste ano, e a quinta maior no ano passado, de acordo com a Bolsa de Valores de Hong Kong.

Estratégia

Com bebidas exclusivas e preços entre 2 e 8 yuans (30 centavos a US$ 1,20), uma música tema cativante e um mascote boneco de neve, o Mixue atraiu uma enorme base de clientes em toda a China desde sua fundação na província de Henan, há quase três décadas.

Nascido em uma família pobre, Zhang Hongchao, o fundador da Mixue, disse que sua estratégia é simples.

“Deixe as pessoas ao redor do mundo comerem bem e beberem bem por apenas dois dólares americanos”, afirmou à mídia estatal chinesa.

Essa acessibilidade continua sendo o maior atrativo da Mixue, especialmente porque seu mercado doméstico luta contra uma crise econômica.

Em sua loja no bairro de Causeway Bay, em Hong Kong, Wang Li, uma funcionária do varejo de 42 anos, disse à CNN na segunda-feira (3) que adora seus itens econômicos.

“Eu nem me dou ao trabalho de verificar o preço”, ela disse com uma risada, acrescentando que gostaria de ter sabido sobre o IPO.

Mais de 99% das lojas da Mixue são franqueadas, e a maior parte da receita vem da venda de materiais alimentícios, equipamentos e embalagens para os franqueados.

O lucro líquido da Mixue saltou 42% para 3,49 bilhões de yuans (US$ 479 milhões) nos primeiros nove meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.

A receita aumentou 21% para 18,7 bilhões de yuans (US$ 2,6 bilhões) nos primeiros nove meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.

A CNN entrou em contato com Mixue para comentar.

Caso de família

Fundada em Zhengzhou, capital da província de Henan, originalmente como uma loja de gelo raspado em 1997, a Mixue não foi um sucesso imediato.

Zhang e seus irmãos vieram de uma família de fazendeiros, de acordo com o site de notícias financeiras Caijing. Como um estudante universitário lutando para sobreviver, Zhang construiu uma máquina de gelo raspado e começou a vender suas criações sob o nome ‘Coldsnap’.

O empreendimento não teve sucesso e mais tarde ele se voltou para abrir um restaurante chamado Mixue. Em 2005, o empreendedor montou um balcão de lanches na frente do restaurante, vendendo cones de sorvete de 1 yuan.

Foi um sucesso para Zhang. As pessoas correram para a loja e, logo, ele expandiu para 20 pontos de venda.

A estratégia de preços adotada permitiu que ele conquistasse clientes entre estudantes e outras pessoas de rendas mais baixas nas cidades relativamente subdesenvolvidas da China.

Mixue eventualmente adicionou ‘boba’, conforme a popularidade da bebida disparou pelo país. Em 2017, Zhang adicionou uma marca de café chamada Lucky Cup.

A Mixue expandiu rapidamente, passando de menos de 10 mil lojas em 2019, de acordo com a Momentum Works, uma empresa de pesquisa de mercado sediada em Cingapura.

O irmão mais novo de Zhang, Hongfu, entrou para a Mixue em 2007, tornando-se cofundador. Ele agora é o CEO da empresa. O irmão mais velho não está mais envolvido na administração diária do negócio.

De acordo com o Bloomberg Billionaire’s Index, a venda de ações deu a Hongchao e Hongfu uma fortuna combinada de US$ 8,1 bilhões. Isso torna a dupla mais rica do que Howard Schultz, o ex-CEO da Starbucks, que tem uma fortuna avaliada em mais de US$ 6 bilhões.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rede de fast-food chinesa de chá tem mais loja mundo que o McDonald’s; veja no site CNN Brasil.

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