Rússia pode receber alívio de sanções dos EUA em negociações, diz secretário

A Rússia pode ter suas sanções norte-americanas parcialmente aliviadas, dependendo de sua disposição em negociar o fim da guerra com a Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira (20) à Bloomberg Television o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.

Bessent também disse que falará com sua contraparte da China na sexta-feira (21) para pedir que a China reequilibre a sua economia de forma a aumentar as despesas com consumo.

Perguntado se os EUA podem aumentar ou diminuir as sanções contra a Rússia, dependendo do resultados das negociações em torno da guerra da Ucrânia, Bessent afirmou: “Essa seria uma caracterização muito boa”. E acrescentou: “O presidente está comprometido em encerrar esse conflito muito rapidamente”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que pode se encontrar com o presidente da Rùssia, Vladimir Putin, ainda neste mês para debater o fim da guerra.

Na entrevista, Bessent não quis estabelecer prazos para um encontro entre Trump e Putin, mas confirmou que não participará do encontro dos ministros das Finanças e chefes dos Bancos Centrais do G20, que está programado para acontecer na próxima semana na África do Sul, “devido a algumas questões domésticas”.

Durante sua audiência de confirmação no Senado, Bessent afirmou que apoiaria um aumento das sanções contra a energia russa, especialmente as grandes empresas de petróleo, caso Trump pedisse isso a ele.

O chefe do Tesouro criticou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por não assinar um acordo de US$500 bilhões para fornecer minerais críticos para os EUA e por escalar a guerra de palavras com Trump. O presidente dos EUA acusou Zelensky de ser um “ditador”.

Bessent disse que Zelensky “garantiu a mim que assinaria o acordo de minerais em Munique, mas não o fez”. Ele descreveu o acordo sobre a reserva de minerais como parte de um “plano elegante” para trazer a Ucrânia para perto do campo gravitacional norte-americano.

Na quarta-feira, Zelensky rejeitou exigências dos EUA para que a Ucrânia compense Washington pelo auxílio dado na guerra com repasses em minerais, dizendo que os EUA não forneceram nem de perto a soma demandada agora e que não há garantias de segurança no acordo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia pode receber alívio de sanções dos EUA em negociações, diz secretário no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.