Ônibus do Entorno: ANTT reajusta em 2,9% preço das passagens; aumento vale a partir de domingo (23)


Governo de Goiás enviou pedido ao governo federal para que reajuste fosse suspenso. Ibaneis Rocha deve se reunir com governador de Goiás em exercício, nesta quinta-feira (20) para tratar assunto. Ônibus do Entorno do Distrito Federal estacionado na Rodoviária do Plano Piloto
TV Globo/Reprodução
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18) o reajuste de 2,9% no preço das passagens dos ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno. O aumento começa a valer à 0h de domingo (23).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Em publicação nas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) – que está em viagem ao exterior – disse que é contra esse aumento e que “governo federal segue ignorando as soluções viáveis já apresentadas pelo Governo de Goiás para conter a alta das tarifas e penaliza os trabalhadores da região” (veja íntegra abaixo). Na semana passada, o governo de Goiás enviou um pedido ao governo federal para que o reajuste fosse suspenso (saiba mais abaixo).
Nesta quinta-feira (20), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB) se reúnem no Palácio do Buriti, em Brasília, para tratar do assunto.
Veja como ficam as passagens de ônibus entre o DF e o Entorno
Reajuste das passagens de ônibus entre o DF e o Entorno
🔎Veja aqui o preço das passagens em todas as cidades do Entorno com o reajuste previsto
Governo de Goiás pede suspensão do reajuste
Na semana passada, o governo de Goiás enviou um documento à Casa Civil da Presidência da República, ao Ministério dos Transportes e à ANTT pedindo a suspensão do reajuste. A Secretaria do Governo de Goiás sugere que o valor atual da tarifa seja mantido ou, então, que o governo federal subsidie esse reajuste.
Segundo a Secretaria do Entorno, a urgência deste pedido é devido à sequência de reajustes que impactaram os moradores de Goiás nos últimos dois anos.
Em 2023:
12% em março
15% em agosto
Em 2024:
8,56% em fevereiro
Veja íntegra da nota do governador de Goiás, Ronaldo Caiado
“Somos contra mais esse aumento na tarifa do transporte coletivo do Entorno do Distrito Federal, definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que passa a valer no próximo domingo (23).
Já demonstramos que é possível reduzir o valor das passagens e melhorar o transporte coletivo no Entorno, como fizemos na Região Metropolitana de Goiânia. Na nossa capital, a tarifa está congelada em R$ 4,30 desde 2019. Seguimos renovando a frota, com veículos elétricos confortáveis, reformando terminais e implantando novas tecnologias para melhorar a experiência do usuário.
Queremos que esses benefícios também cheguem aos moradores do Entorno do DF. São pessoas que ajudam a mover a economia de Brasília e que merecem um tratamento mais digno no deslocamento para o trabalho.”
VEJA VÍDEO: Governo de Goiás tenta frear reajuste da tarifa do transporte público do Entorno do DF
Governo de Goiás tenta frear reajuste da tarifa do transporte público do Entorno do DF
LEIA TAMBÉM:
GRATUIDADE: DF terá transporte público de graça durante Carnaval
TARIFA ZERO: Ibaneis anuncia gratuidade de ônibus e metrô aos domingos e feriados a partir de 1° de março no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.