Alerta de terremoto não foi enviado pelo Sistema Nacional, diz Ministério

O alerta de terremoto emitido na madrugada desta sexta-feira (14) não foi gerado pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), confirmou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Avisos foram enviados para smatphones Android em cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Segundo informações do Ministério, o alerta foi emitido pelo Google que, desde 2020, utiliza uma tecnologia que analisa dados dos smartphones, que detectam possíveis tremores de terra devido a movimentação registrada pelos aparelhos.

O sistema cruza informações de diversos aparelhos em uma mesma área para estimar a ocorrência de abalos sísmicos e enviar notificações aos usuários próximos. O alerta enviado hoje, no entato, estava incorreto.

“A Defesa Civil Nacional mantém sua estratégia de comunicação utilizando os canais oficiais já conhecidos pela população, garantindo informações seguras e confiáveis”, diz o Ministério em nota.

Alerta de terremoto

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam um alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5.

As defesas civis de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que não houve registro de nenhum terremoto na região.

CNN apurou que os órgãos oficiais de monitoramento de desastres ficaram incomodados com o alerta do Google, uma vez que a ferramenta chamada de “cell broadcast” poderia perder a credibilidade, pois passou a ser mais explorada nos últimos meses.

O comando da Defesa Civil de São Paulo questionou o Google sobre o alerta enviado.

A CNN tentou contato com a empresa Google, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alerta de terremoto não foi enviado pelo Sistema Nacional, diz Ministério no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.