Bairro Élisson Prieto antigo assentamento Glória área urbana regularizada em Minas Gerais


Títulos de propriedade foram entregues a mais de 2 mil moradores em Uberlândia neste sábado (8). Processo de regularização fundiária começou em 2017. Moradores do Élisson Prieto receberam título de propriedade
Mais de 2 mil famílias receberam a escritura de suas propriedades no Bairro Élisson Prieto, neste sábado (8), em Uberlândia. A população aguardava desde 2012 pela regularização da área, antes conhecida como Assentamento Glória.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A solenidade contou com a presença governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus, além do prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio.
Área às margens da BR-050 foi ocupada inicialmente por 50 famílias em 2012
TV Integração/Reprodução
Executada pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), a entrega dos títulos de propriedade garante a posse legal e definitiva dos imóveis, a valorização das propriedades, além do acesso a vários serviços públicos que antes os moradores estavam impossibilitados de obter em razão da condição irregular do bairro.
Segundo a Prefeitura de Uberlândia, o Bairro Élisson Prieto se tornou a maior área de regularização fundiária no setor urbano em todo o território mineiro.
Ainda durante a solenidade, o governador Romeu Zema assinou um despacho repassando R$ 48 milhões do Estado para a Prefeitura de Uberlândia, para o início das obras de esgotamento, drenagem pluvial, pavimentação e terraplanagem no bairro.
Processo de regularização fundiária do Assentamento Glória começou em 2017
Reprodução/TV Integração
Processo de regularização do Bairro Élisson Prieto
O Assentamento Glória surgiu em decorrência do despejo de uma outra ocupação urbana da cidade, que ficava próxima à Central de Abastecimento (Ceasa).
A área com mais de 60 hectares, que fica às margens da rodovia BR-050, começou a ser habitada em 2012 com a ocupação inicial de 50 famílias.
Em 2017, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), até então proprietária do terreno, aprovou a doação da área e a Justiça determinou que a Prefeitura de Uberlândia e o Estado se manifestassem sobre a vontade de assumir o terreno.
Em agosto do mesmo ano, o Estado, por intermédio da Cohab Minas, decidiu assumir o processo de regularização fundiária urbana do assentamento.
Energia elétrica chega ao assentamento Glória em Uberlândia
Começam as obras de instalação da rede de água potável no Bairro Élisson Prieto em Uberlândia
MPF exige plano de ações para o período de chuvas e entrega de correspondências no Bairro Élisson Prieto, em Uberlândia
Após assumir o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) da área de 63 hectares do assentamento, a Cohab Minas firmou convênio com a Prefeitura de Uberlândia para uma cooperação técnica que viabilizasse e agilizasse obras de infraestrutura.
Em dezembro de 2017, foi celebrado um Termo de Compromisso entre o Estado de Minas Gerais e Cohab Minas, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), UFU, Prefeitura de Uberlândia, Associação dos Moradores do Bairro Élisson Prieto e a Defensoria Pública da União (DPU) para definir as diretrizes, competências e prazos para conclusão do processo de regularização do local.
Por meio do acordo, diversas melhorias já foram executadas no bairro, como a instalação de rede elétrica, infraestrutura de água potável, implantação de serviços de coleta de resíduos e limpeza urbana.
Além disso, houve melhorias na iluminação com lâmpadas de led, entrega de Unidade Básica de Saúde (UBS) e escola municipal de educação infantil, com capacidade para atender até 300 crianças, de 4 meses a 5 anos de idade.
Com escritura em mãos, 2 mil famílias passam a ter a propriedade definitiva dos imóveis
Reprodução/TV Integração
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.