Pilotos são demitidos no Japão por beberem antes de voo, diz jornal

Dois pilotos japoneses da empresa Japan Airlines foram proibidos de voar por sete meses pelo Ministério dos Transportes do país na terça-feira (4) após beberem excessivamente e causarem o atraso de um voo em dezembro do ano passado, informou o jornal The Japan Times.

Segundo o Ministério, os dois capitães “consumiram álcool além do limite, embora soubessem das regras” que limitam a quantidade de álcool consumida 12 horas antes de um voo programado.

A companhia aérea os demitiu alegando que, além do consumo excessivo de álcool antes do voo, os ex-funcionários deram explicações falsas sobre o ocorrido e tentaram encobrir a ingestão de bebidas, explicou o jornal.

A princípio a Japan Airlanes havia informado que os executivos teriam um corte de 30% no salário por dois meses em decorrência do caso, mas o Ministério instruiu a empresa a tomar medidas preventivas.

A medida foi adotada depois de um outro caso, em que um voo de Dallas para Tóquio foi cancelado porque um piloto havia causado um distúrbio após ficar bêbado em um hotel, relatou o veículo.

Em 2019 o Japão criou um novo regulamento para reprimir o consumo de álcool por pilotos após vários incidentes.

Em um dos casos a empresa All Nippon Airways atrasou um voo doméstico naquele ano depois que um copiloto falhou no teste de bafômetro.

No ano anterior, 2018, outro copiloto da JAL foi preso na Grã-Bretanha pouco antes de um voo por estar quase 10 vezes acima do limite permitido de álcool no sangue.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pilotos são demitidos no Japão por beberem antes de voo, diz jornal no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.