Líderes mundiais repercutem ideia de Trump de realocar palestinos de Gaza

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou em entrevista coletiva ao lado de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, na terça-feira (4) que os palestinos devem realocados da Faixa de Gaza e que os EUA tomariam controle do território.

Em vez de Gaza, Trump sugeriu que os palestinos recebessem um “bom, fresco e belo pedaço de terra” para viver.

Além disso, em resposta a Kaitlan Collins, da CNN, o republicano disse que Gaza tem o potencial para se tornar “a Riviera do Oriente Médio”, com pessoas de diversos países vivendo lá.

Anteriormente, ele já havia dito que o Egito e a Jordânia deveriam receber palestinos, ideia que foi refutada pelos dois países. Veja abaixo a repercussão de líderes mundiais às propostas de Trump para a Faixa de Gaza.

O Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita rejeitou “qualquer tentativa de deslocar os palestinos de suas terras”, ressaltando que essa posição do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman é inequívoca.

A Jordânia, por sua vez, ressaltou: “Sua Majestade, o Rei Abdullah II, enfatiza a necessidade de pôr fim à expansão dos assentamentos [israelenses], expressando rejeição a qualquer tentativa de anexar terras e deslocar os palestinos”.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, destacou que os palestinos “devem ter permissão para voltar para casa, devem ter permissão para reconstruir, e devemos estar com eles nessa reconstrução no caminho para uma solução de dois estados”.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, pontuou que a Faixa de Gaza pertence aos palestinos e que a expulsão da população seria inaceitável e contrária ao direito internacional.

“Também levaria a um novo sofrimento e a um novo ódio… Não deve haver solução sobre as cabeças dos palestinos”, ponderou.

*em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes mundiais repercutem ideia de Trump de realocar palestinos de Gaza no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.