Em 5 anos, mais de 7 mil deportados dos EUA chegaram no Brasil

Dados da Polícia Federal (PF), obtidos pela CNN, mostram que, em cinco anos, 94 voos com deportados dos Estados Unidos chegaram ao Brasil, com mais de 7,6 mil passageiros.

Neste ano, o caso dos deportados estão retornando ao Brasil ganhou notoriedade após o anúncio de novas medidas determinadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que tomou posse no dia 20 de janeiro. As regras para a entrada e permanência de estrangeiros no país foram endurecidas com o novo mandato do republicano.

  • 2020: 21 voos e 1.138 deportados
  • 2021: 24 voos e 2.188 deportados
  • 2022: 17 voos e 1.423 deportados
  • 2023: 16 voos e 1.240 deportados
  • 2024: 16 voos e 1.648 deportados

A PF ressalta que os dados se referem apenas a voos fretados da ICE (ICE | U.S. Immigration and Customs Enforcement), usados para deportar os detidos em centros de detenção (fronteira do México), e não incluem eventuais inadmitidos em aeroportos do país, que retornam em aviões comerciais, visto que esses números não são divulgados pelas autoridades dos EUA.

Segundo apuração da CNN, a maioria dos deportados desembarca no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).

Próximo voo

A Polícia Federal prevê que outro voo com deportados dos Estados Unidos para o Brasil chegue ao país no dia 7 de fevereiro. O voo partirá do estado da Lousiana (EUA), com escala em Manaus (AM) e tem, no destino final, o aeroporto mineiro.

Neste ano, o último voo dos Estados Unidos, com 88 deportados, chegou ao Brasil na última sexta-feira (24).

Posto de acolhimento

Na última terça-feira (28), a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a criação de um posto de acolhimento no aeroporto de Confins para receber os brasileiros deportados.

O Brasil também manifestou o desejo de criar um grupo de trabalho para discutir, junto ao governo dos EUA, melhorias no processo de deportação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em 5 anos, mais de 7 mil deportados dos EUA chegaram no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.