Falta de confiança na indústria aumenta em janeiro, mostra CNI

A confiança da indústria caiu em 24 dos 29 setores industriais em janeiro, em todas as regiões do Brasil e em todos os portes de empresa.

Segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) Setorial, divulgado nesta quarta-feira (29), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de setores sem confiança atingiu o maior patamar desde junho de 2020.

“Quando a falta de confiança é disseminada, a indústria fica mais cautelosa como um todo. Na indústria, existe muito encadeamento entre os setores. Por isso, a falta de confiança em um setor afeta a confiança e, assim, as decisões de outro.”

“Numa situação de falta de confiança ampla, não existem setores que se destacam e que, eventualmente, poderiam sustentar não só a própria atividade, mas de outros setores de sua cadeia produtiva”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

Com o movimento, sete setores da indústria migraram da confiança para a falta de confiança. Somente um setor fez a transição contrária, ficando confiante, o de produtos diversos.

Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, o número de setores com falta de confiança cresceu de 17 para 23 e o número de setores confiantes caiu de 11 para 5.

Segundo o levantamento, o Icei caiu em todos os portes de empresa, principalmente nas pequenas empresas (-2,8 pontos), seguidas das médias (-1,6 ponto) e das grandes (-1,4 ponto).

“Com a queda, as grandes empresas industriais deixaram de registrar confiança e agora demonstram neutralidade. Já as pequenas e médias empresas registraram aprofundamento da falta de confiança”, destaca a CNI.

O movimento de queda da confiança também foi disseminado por todas as regiões do Brasil. A maior queda ocorreu entre as indústrias do Norte (-3,3 pontos), seguidas do Centro-Oeste (-2,9 pontos), Sul (-2,1 pontos), Sudeste (-1,7 ponto) e Nordeste (-0,5 ponto).

O Icei das regiões Norte e Centro-Oeste caiu para abaixo da linha divisória dos 50 pontos, marcando uma transição de confiança para falta de confiança entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

Assim, neste mês, com exceção das indústrias da região Nordeste, todas as demais regiões registraram falta de confiança.

A pesquisa foi feita entre 7 e 17 de janeiro, com 1.812 empresas, sendo 722 de pequeno porte, 661 de médio porte e 429 de grande porte.

4 em cada 10 universitários trancam curso por dívidas, diz pesquisa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Falta de confiança na indústria aumenta em janeiro, mostra CNI no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.