Prefeitura faz avaliação de Português e Matemática com estudantes do 2º, 5º e 9º ano

De cada 10 estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis, apenas dois possuem conhecimento adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Esse é um dos resultados da prova Avalia Floripa aplicada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas turmas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas básicas da Prefeitura.

Prevista no Plano Floripa Mais Aprendizagem, a avaliação, com questões objetivas de múltiplas escolhas, ocorreu em abril. “Temos desafios urgentes e estamos agindo para fazer uma grande virada”, frisa a subsecretária de Gestão de Educação da SME, Fabrícia Luiz Souza. A Prefeitura projeta reduzir em 60% a defasagem geral em até três anos.

Diferente do Sistema de Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos, a Avalia Floripa terá três avaliações anuais externas, gerando evidências sobre a aprendizagem dos estudantes no ano em curso. A próxima prova será aplicada em julho.

Esses dados, sublinha a diretora de Educação Fundamental, Karla Hermans, permitem que os professores, escolas e Secretaria ajustem suas práticas e estratégias ao longo dos meses, potencializando a aprendizagem dos estudantes em cada ciclo avaliativo.

Uma das medidas colocadas em prática pela SME desde o início do ano, para reverter o cenário, foi a expansão da educação integral, com os estudantes permanecendo na escola pela manhã e à tarde, e aumento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, igualando à média nacional. Além disso, grupo de profissionais da Secretaria estão apoiando os diretores nas ações de aprendizagem em todas as escolas e há formação de professores voltada para o desenvolvimento de aulas sobre os conhecimentos não consolidados pelos estudantes.

A prova Avalia Floripa do 2º ano foi realizada nos dia 1º e 2 de abril com 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os resultados apontam que 77% dos estudantes chegaram no 2º ano com conhecimento insuficiente. É como se 8 em cada 10 estivessem no 1º ano. Muitas dessas crianças apresentam dificuldade em ler palavras simples como “casa” e “sapo”.

Uma das ações para combater esse panorama foi ampliar a educação integral no 2º ano, para 13 das 39 unidades do ensino fundamental e a produção do livro LEIA, voltado para as habilidades-chaves do processo de alfabetização, alinhado à matriz nacional. Há igualmente apoio pedagógico para alfabetização e letramento e atividades com letras e números já na pré-escola.

A prova diagnóstica para o 5º ano foi realizada no dia 1º de abril, com 22 questões por disciplina. De cada 10 estudantes, 7 possuem conhecimentos de quem ainda está no início do 3º ou 4º ano. Estes estudantes não aprenderam a realizar contas simples de adição e subtração.

Já neste primeiro semestre, quase 100% das crianças dos quintos anos estão em tempo integral, em uma grade curricular que prevê atividades com professores licenciados em Língua Portuguesa e Matemática, além das aulas regulares com o professor pedagogo. A Prefeitura também adotou o livro Educa Floripa, que aborda habilidades e conhecimentos do 5º ano e dos anos que precisam ser recuperados.

No 9º ano a prova Avalia Floripa ocorreu no dia 1º de abril com 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. A avaliação aponta que 97% dos estudantes têm dificuldade de calcular descontos de promoções. A avaliação aponta também que somente 61 estudantes, de um universo de 2.142, estão no nível adequado.

Como medida, já houve, desde o início de 2025, a expansão das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, quantidade que já é comum em todo Brasil. Para esta última etapa do ensino fundamental, a Secretaria de Educação adotou também o livro Educa Floripa, que contempla habilidades e conhecimentos do 9º ano e dos anos que precisam ser recuperados. Além do mais, as unidades foram orientadas a realizar o apoio pedagógico, trabalhando atividades de recomposição com grupos menores de estudantes.

RESULTADO GERAL

-ESTUDANTES COM CONHECIMENTO ADEQUADO = 16%
-A cada 10 estudantes, menos de 2 possuem conhecimento adequado em Língua Portuguesa e Matemática .

SOLUÇÕES EM ANDAMENTO

-Expansão da Educação Integral

-Aumento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, igualando a média nacional
-Grupo de profissionais da SME, altamente qualificado, apoiando os diretores nas ações de aprendizagem em todas as escolas
-Formação dos professores voltada para o desenvolvimento de aulas sobre os conhecimentos não consolidados

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 2º ANO

Língua Portuguesa = 77% (Insuficiente) – Como 8 a cada 10 estudantes estivessem cursando o 1º ano. Dificuldade de ler palavras simples como “casa” e “sapo”.

Matemática = 66% (Insuficiente)

SOLUÇÕES EM ANDAMENTO

-Expansão do integral para o 2º ano em 13 das 39 unidades

-Livro LEIA voltado para Alfabetização

-Apoio pedagógico para alfabetização e letramento

-Trabalho com letras e números na pré-escola

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO

Língua Portuguesa = 39% (Insuficiente)

Matemática = 67% (Insuficiente) – 7 a cada 10 estudantes com conhecimento de 2º ou 3º ano. Não sabem realizar contas simples de adição e subtração.

SOLUÇÕES EM ANDAMENTO

-Expansão do integral para o 5º ano de todas as Unidades

-Adoção do livro Educa Floripa, que aborda habilidades e conhecimentos do 5º ano e dos anos que precisam ser recuperados.

-Aulas com professores especialistas em Língua Portuguesa e Matemática

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 9º ANO

Língua Portuguesa = 67% (Insuficiente)

Matemática = 97% (Insuficiente) – Não conseguem calcular o desconto de uma promoção.

-Apenas 61, de 2142 estudantes no adequado = 3%

SOLUÇÕES EM ANDAMENTO

-Expansão das Aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais

  • Adoção do Livro Educa Floripa, que aborda habilidades e conhecimentos do 9º ano e dos anos que precisam ser recuperados.

-Apoio pedagógico para todos os alunos do 9º ano

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