
Programa conta a trajetória da divulgadora científica Nathália Diniz; edição tem ainda o preparo de um presunto artesanal e informações sobre o 1º Fórum de Educação Ambiental promovido por nossa equipe. Nathália Diniz realiza divulgação científica por meio da criação de conteúdo digital
Márcio de Campos e Leonardo Vilela
No Terra da Gente deste sábado (26), nossa equipe viaja até a Caatinga para mostrar a trajetória de uma ornitóloga que fez da admiração pelas aves mais do que um hobby: transformou sua paixão em profissão.
Na Hora do Rancho, a oportunidade de acompanhar a produção de um presunto diferente, artesanal, a partir de um pernil de porco curado, prato que pode levar mais de uma semana para ficar pronto.
O programa traz ainda informações sobre o 1º Fórum de Educação Ambiental, promovido pelo Terra da Gente em parceria com o Avistar.
Gente da Terra
Ao longo desses 28 anos de Terra da Gente, tivemos o privilégio de conhecer muitas pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela natureza. Seja pela profissão ou por paixão. E, neste sábado, temos a oportunidade de contar mais uma dessas histórias inspiradoras: a de Nathália Diniz, que se encantou pelos beija-flores e deixou que esse amor guiasse sua vida.
Chifre-de-ouro (Heliactin bilophus)
Nathália Diniz
O encanto pela espécie virou estudo e inspiração. Em 2022, começou a compartilhar nas redes sociais tudo o que aprendia sobre esses pequenos gigantes da natureza.
Hoje, sua paixão pelos beija-flores é também uma forma de educar, encantar e transformar a relação das pessoas com o mundo natural. E nós fomos até a Caatinga, território dessa criadora de conteúdo digital, para conhecer de perto essa linda história.
Hora do Rancho
Diretamente da Serra do Mar, a apresentadora Nicolle Januzzi vive uma experiência única: acompanhar a produção de um presunto artesanal, através da arte da charcutaria. Um pernil de porco curado se transforma numa peça cheia de sabor.
TG acompanha produção de um presunto artesanal na Serra do Mar
Márcio de Campos e Leonardo Vilela
Fórum de Educação Ambiental
A já tradicional Feira de Observadores de Aves “Avistar”, que todos os anos movimenta o universo “bird” na capital paulista, este ano terá um reforço, no que diz respeito ao debate sobre a importância de nos aproximarmos da natureza.
Um Fórum de Educação Ambiental, promovido pelo programa Terra da Gente, promete apresentar a temática e unir educadores, ambientalistas, pais e o público em geral em torno de uma discussão que se faz urgente: integrar a educação ambiental à grade curricular das escolas brasileiras, algo já previsto em lei e que a cada dia ganha mais força, diante dos desafios do cuidado com o nosso planeta.
Fórum de Educação Ambiental será promovido pelo Terra da Gente no Avistar 2025
Acervo EPTV
A proposta é discutir caminhos práticos e se inspirar em projetos já existentes. O “Observai – 1º Fórum de Educação Ambiental Avistar – Terra da Gente” terá cerca de 20 palestrantes, além de três rodas de conversa e também exibições sobre o tema. A programação completa estará disponível, em breve, no site oficial do evento e também numa editoria especial do Terra da Gente no G1.
Algumas palestras já confirmadas para o Fórum incluem iniciativas que podem ajudar os educadores na aplicação de projetos e também chamam a atenção dos pais para um olhar diferente para este contato “criança-natureza”.
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo. Neste sábado, a exibição está prevista para às 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente