Em um incidente extremamente raro, um tornado atingiu na manhã desta segunda-feira (19) um iate que navegava ao largo da costa da Sicília, na Itália, provocando o naufrágio da embarcação. O barco, um veleiro de luxo com bandeira do Reino Unido chamado Bayesian, transportava 22 pessoas. De acordo com a Guarda Costeira italiana, uma pessoa foi confirmada como morta e outras seis estão desaparecidas.
O tornado fez com que o iate virasse enquanto a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines, conforme relatado por sobreviventes. Alguns passageiros e tripulantes conseguiram saltar para fora da embarcação, e 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano. Uma sobrevivente, identificada apenas como Charlotte, relatou que acordou dentro da água e conseguiu salvar sua filha bebê.




A Guarda Costeira também confirmou que o bilionário britânico Mike Lynch, conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”, está entre os desaparecidos. Sua esposa, Angela Bacares, foi resgatada.
A ocorrência de tornados é extremamente rara no mar Mediterrâneo, mas nas últimas semanas, tempestades e chuvas intensas têm atingido várias regiões da Itália, resultando em inundações e deslizamentos de terra.
Karsten Borner, capitão de um barco próximo ao Bayesian que participou do resgate, relatou à Reuters que conseguiu manter o controle de sua embarcação durante a tempestade e, após a passagem do tornado, percebeu que o iate havia desaparecido.