STF define pena de 17 anos de prisão para “Fátima de Tubarão”, dos ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (9) para determinar uma pena de 17 anos de prisão na condenação de Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, propôs pena de 17 anos de prisão em regime inicial fechado.

O ministro também propôs que a ré seja condenada a pagar multa e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões (a ser quitado em conjunto com os demais condenados pelo caso).

Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux concordam com o tempo proposto por Moraes. Já os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin, pediram uma pena menor, de 15 anos.

A CNN entrou em contato a defesa de “Fátima de Tubarão”, mas ainda não teve retorno.

Quem é “Fátima de Tubarão”?

A mulher, de 69 anos, integrou o grupo que invadiu a sede da Corte nos atos de 8 de janeiro. Ela aparece em um vídeo dizendo que defecou num banheiro do Supremo “sujando tudo”.

Moradora de Tubarão (SC), a ré está presa preventivamente desde o final de janeiro de 2023.

Relator das ações contra os acusados de invadir e depredar as sedes dos Três Poderes, Moraes votou para condenar Fátima pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Em vídeos publicados nas redes sociais, Fátima afirmou que teria defecado no banheiro da Suprema Corte, “sujando tudo” e disse que iria “pegar o Xandão”, em referência a Alexandre de Moraes.

Nas imagens, ela também grita e comemora, dizendo: “é guerra”.

Interrogada no curso do processo, Fátima disse que viajou a Brasília com objetivo de “conversar com o Ministro Alexandre de Moraes, a fim de que ele apresentasse o código-fonte para o grupo”. Afirmou que, em 8 de janeiro, um carro de som passou no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, dizendo que havia “chegado a hora”.

Ela disse que acompanhou a multidão até a Praça dos Três Poderes e que os prédios já haviam sido invadidos.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF define pena de 17 anos de prisão para “Fátima de Tubarão”, dos ataques de 8 de janeiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.