“Não existe um fator só, é uma sequência de erros”, afirma aviador à CNN sobre acidente aéreo em Vinhedo

O aviador Fernando de Borthole afirmou em entrevista à CNN, que a causa do acidente aéreo ocorrido no inicio da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo “não é uma só”.

“Não tem o que a gente possa afirmar porque não é um fator só. Estaríamos falando de forma errada se afirmássemos… Não é um fator só, é uma sequência de erros”, disse.

A Aeronave da Voepass iria de Cascavel (PR) até Guarulhos (SP). De acordo com a companhia aérea, 61 pessoas estavam a bordo, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém sobreviveu. 

Segundo Borthole, na região onde ocorreu o acidente “havia uma condição de gelo severo” e que no caso da aeronave em questão o indicado é fugir dessas condições.

O aviador lembra também da importância de aguardarmos respostas dos órgãos competentes.

“Nesse momento várias informações picadas vão saindo e isso vai gerando especulação… Vamos aguardar os órgãos competentes darem essa resposta de forma profissional através de um trabalho muito minucioso de investigação”, ressaltou.

Caixas pretas

Ao longo da entrevista, o aviador também comentou sobre a importância da caixa preta, encontrada preservada pelo CENIPA. 

O equipamento é responsável por registrar as conversas entre os tripulantes e a torre de controle.

“A caixa preta é uma espécie de computador que armazena várias informações. O CENIPA abre a caixa preta, eles coletam as informações e começam a dar início nas investigações para entender o que pode ter falhado”, explicou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Não existe um fator só, é uma sequência de erros”, afirma aviador à CNN sobre acidente aéreo em Vinhedo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.