Caixão fechado e sem flores: saiba como foi o enterro de Silvio Santos

O apresentador Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17/8) aos 93 anos, deverá ter um enterro em conformidade com as tradições judaicas, respeitando os rituais que fazem parte dessa fé. Filho de judeus sefarditas, Silvio, que tem como nome de nascimento Senor Abravanel, sempre teve uma ligação com as tradições de sua família.

Com isso, seu enterro seguirá as normas religiosas estabelecidas para um adeus digno e respeitoso. A responsabilidade pela preparação do corpo de Silvio Santos será da Chevra Kadisha, a Sociedade Sagrada, que tem o papel de realizar o Tahará.

Este é um ritual de purificação que inclui a lavagem completa do corpo. Este processo simboliza a limpeza e a purificação da alma, preparando-a para sua passagem ao próximo mundo.

Após o Tahará, o corpo do apresentador será envolto em uma mortalha branca e simples de linho, simbolizando a igualdade de todos diante de Deus, independentemente de sua posição social ou riqueza. De acordo com as tradições, próteses, lentes de contato e dentaduras são removidas e não serão enterradas com o corpo.

Conforme os costumes judaicos, o velório será realizado com o caixão fechado, e não haverá cremação, embalsamamento ou remoção de órgãos. O caixão também será simples, sem adornos ou luxos, novamente reforçando a noção de igualdade de todos perante Deus.

Os três períodos do luto de Silvio Santos

O luto pela morte de Silvio Santos seguirá os três períodos tradicionais: Shivá, que dura sete dias e é o período mais intenso de luto, Sheloshim, que se estende até o 30º dia após o enterro, com um luto menos intenso, mas ainda com restrições, e Avelut, que se prolonga por 12 meses hebraicos, durante o qual a família continuará a lembrar do falecido com orações específicas, como o Kadish.

Seguindo outra tradição judaica, é provável que os enlutados depositem pedras sobre o túmulo de Silvio Santos. Este é um gesto de respeito que marca o local de descanso e assegura que sua memória seja preservada.

Dessa forma, Silvio Santos deixa um legado inigualável na televisão brasileira. Já seu enterro, com todas as honras e ritos de sua fé, reflete a importância da tradição e do respeito às raízes culturais e religiosas em sua vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.