Entenda a doença que levou Silvio Santos à morte

O apresentador Silvio Santos faleceu no último sábado (17/8), em São Paulo, aos 93 anos. Conforme divulgado pelo Hospital Albert Einstein, a causa da morte foi uma broncopneumonia decorrente de uma infecção pelo vírus Influenza (H1N1).

Silvio foi, inicialmente, internado em julho, quando diagnosticado com a doença, mas teve alta após alguns dias para continuar a recuperação em casa. No entanto, no início deste mês, ele precisou ser hospitalizado novamente, e sua condição piorou, levando ao quadro de broncopneumonia.

De acordo com a Rede D’Or, a broncopneumonia é uma inflamação que compromete os pulmões, especialmente áreas internas como os brônquios e alvéolos. Essa condição pode se manifestar em pequenas partes do pulmão ou afetar o órgão inteiro, podendo até atingir a pleura, o tecido que recobre os pulmões e facilita seu movimento dentro da caixa torácica.

Causas da broncopneumonia

A broncopneumonia pode ser provocada por vírus, fungos ou bactérias que causam inflamação nos pulmões, eventualmente espalhando-se e comprometendo o órgão inteiro, segundo informações da Rede D’Or.

A broncopneumonia frequentemente surge após outra doença respiratória, como a gripe, que se agrava e evolui para o quadro. Por isso, os sintomas dessa condição são semelhantes aos de outras infecções pulmonares”, acrescenta o grupo hospitalar.

Sintomas principais da broncopneumonia

Os principais sintomas, segundo a Rede D’Or, incluem tosse, tosse com catarro, dificuldade para respirar, lábios e extremidades azuladas, febre alta, suor, calafrios, fraqueza e cansaço. O diagnóstico de broncopneumonia é confirmado através de exames complementares, como radiografia de tórax ou broncoscopia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.